Zonazine: Tendências do Cinema Espanhol Contemporâneo.

Ladrões. Divulgação.

A mostra Zonazine: Tendências do Cinema Espanhol Contemporâneo exibe quatro filmes integrantes da sessão oficial do Festival de Málaga, no Instituto Cervantes, de 20 a 23 de novembro, com entrada franca.

O Festival de Málaga privilegia jovens talentos do cinema espanhol. Zozazine é a seleção de produções consideradas mais experimentais, arriscadas e radicais dentro da programação.

Nômades. Divulgação.

“Os filmes que serão exibidos no Brasil abrangem uma variedade de gêneros e estilos, um recorte da qualidade das produções espanholas. Além disso, a mostra permite fazer uma difusão do cinema espanhol, uma das principais artes do país”, explica Pedro Eusebio, diretor do Instituto Cervantes Brasília.

Para esta primeira edição, foram selecionados Azul Escuro Quase PretoSob as estrelas, Nômades e Ladrões. As produções são dos respectivos diretores, Daniel Sánchez Arévolo, Félix Bizcarte, Gonzálo López Gallego e Jaime Marqués, todos premiados no Festival de Málaga. 

 

Programação:

20/11, terça-feira, às 19h30

Azul Escuro Quase Preto

Daniel Sánchez Arévolo, 2006, 105min
Classificação indicativa: 13 anos
Sinopse: Azul Escuro Quase Preto é um estado de ânimo, um futuro incerto, uma cor. Uma cor que às vezes não reconhecemos, que muda dependendo da luz, do prisma e da atitude com que se olha. Uma luz que nos lembra que muitas vezes nos enganamos, e que às vezes as coisas não são da cor com que as vemos. Depois de seu pai ter sofrido um derrame cerebral, Jorge foi obrigado a retomar seu emprego de faxineiro. Após passar os últimos anos trabalhando duro, cuidando de seu pai e terminando o ensino médio, Jorge, agora, quer tentar sua sorte de outra maneira. Por meio de seu irmão Antonio, que cumpre pena no presídio, ele conhece Paula, uma mulher com quem Jorge desenvolve um relacionamento incomum. Este encontro poderá ajudar Jorge a perceber que ele pode mudar o curso de sua vida, mas apenas se ele realmente quiser.

21/11, quarta-feira, às 19h30

Sob as estrelas

Félix Viscarret, 2007, 107 min
Classificação indicativa: 13 anos
Sinopse: Benito Lacunza é trompetista, personagem da noite e preguiçoso. Volta a sua cidade natal, Navarra, para o enterro do pai. Lá, descobre que seu bondoso irmão Lalo está quase para casar. A namorada dele é Nines, uma mulher castigada pela vida e mãe solteira, conhecida de Benito das festas de adolescentes. Benito quer salvar Lalo de Nines… Mas não pensa em Ainara, sua filha, uma menina rebelde e introvertida com quem Benito começará uma linda amizade.

22/11, quinta-feira, às 19h30

Nômades

Gonzalo López Gallego, 2001, 90min
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse: Alex está sozinho. Ele vive em uma pequena oficina velha e abandonada. Toda noite, folheia seu velho álbum de fotos isolado da cidade fria e cinzenta. Sara também está sozinha. Todas as noites volta do trabalho de taxi. Sua vida é monótona e entediante. Vive em um apartamento na periferia da cidade, onde, há muito tempo, poderia ter formado uma família.

Barbra e Calvo são irmãos. Barbra é o mais velho. Dirigem um carro roubado e nunca falam com ninguém. Dependem uns dos outros para sobreviver. Uma foto de duas crianças em uma festa de aniversário. Um programa de rádio para pessoas com problemas. Um carro danificado. Uma mulher sozinha na estrada. Faróis poderosos de um guindaste. Um assassinato. Finalmente, algo diferente vai acontecer esta noite…

23/11, sexta-feira, às 19h30

Ladrões

Jaime Marqués, 2007, 105min
Classificação indicativa: 13 anos

Sinopse: Narra o romance entre um ladrão e uma estudante de família rica que entra em sua vida envolta em um mistério. Alex (Ballesta) é um jovem que só sabe rubar, atividade que sua mãe ensinou antes de ser detida na plataforma de uma estação de metrô, quando ele tinha apenas sete anos. Após sair do centro de recuperação de menores tenta encontrar um lugar na sociedade, mas seus esforços são em vão, porque, logo retorna às ruas para fazer o que ele faz de melhor: roubar. A vida de Alex é virada de cabeça para baixo quando ele conhece Sara (Valverde), uma garota cuja única preocupação são as provas da escola e seu guarda-roupa.

Azul Escuro Quase Preto. Divulgação.

Serviço: Zonazine: Tendências do Cinema Espanhol Contemporâneo

Data: 20 a 23 de novembro de 2012
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (Instituto Cervantes 707/907 Sul, Bloco D)
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es
Entrada Franca

Site: brasilia.cervantes.es

Acessibilidade: O Instituto Cervantes de Brasília está condicionado para portadores de deficiência física. Possui rampas de entrada e banheiros especiais, bem como espaço para cadeiras de rodas em seu auditório.