Templo Budista realiza a cerimônia das 108 badaladas na noite da virada.

31 de dezembro.

Foto: Pedro Ventura.

O Templo Shin Budista de Brasília prepara uma celebração de harmonia no dia 31 de dezembro (domingo), a partir das 20 horas. A Cerimônia das 108 Badaladas é uma tradição que remete ao ritual budista Joya no Kane. A contagem regressiva no Japão se difere dos fogos de artífício tão comuns no Ocidente. Lá se conta através das 107 badaladas do sino. A última badalada ocorre à meia-noite.

As 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, a fim de que o homem possa entrar purificado no novo ano. Os seis sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência) são multiplicado por três reações (positivas, negativas ou indiferentes), que dá um total de 18 “desejos”. Cada um desses desejos pode estar “ligado ou separado do prazer”, portanto multiplica-se por 2, dando um total de 36 “desejos”. Cada um desses desejos pode se manifestar no passado, presente ou futuro, portanto multiplica-se 36 por 3, dando como resultado 108. Este número é muito frequente nas crenças religiosas indianas, portanto quando o budismo chegou ao Japão (a cerca de 400 aC), este número passou também a fazer parte de várias tradições budistas.

Em Brasília, a comunidade do Templo Shin Budista de Brasília realiza a cerimônia, além da prática da meditação recitada e contemplativa na nave. Todos são convidados para tocar o Grande Sino Bonshô, agradecer pelo ano que passou e comemorar junto de amigos e família pelas novas oportunidades em 2018. O Templo também promove uma ceia colaborativa durante o evento e convida a todos a levarem um prato doce ou salgado para compartilhar com os presentes em um gesto de amizade e união.

Serviço: Cerimônia das 108 Badaladas 2017-2018
Data: 31 de dezembro (domingo) a partir das 20 horas
20:00 — Cerimônia de Agradecimento (Logo em seguida, todos são convidados ao Grande Sino para tocar as 108 badaladas)
Local: Templo Shin Budista de Brasília (Área Especial 315/316 Sul Lote 5)
Acesso livre.