
Renato Acha
O 25º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acontece nos dias 14 e 15 de agosto, no IESB Asa Sul, referência quando se trata em um curso superior em Gastronomia. O tema deste ano é “Competitividade: a Gastronomia ao Alcance de Todos”.
Serão discutidos cases de sucesso de bares e restaurantes e inclusão social na gastronomia. Os empreendedores podem reciclar conhecimentos, fortalecer e criar redes de relacionamento, aprimorar suas atividades empresariais e ampliar sua visão estratégica do mercado, em vinte atividades por dia de evento.
Paralelo ao evento acontece a primeira edição em Brasília do “Mesa ao Vivo”, uma ação realizada pela revista Prazeres da Mesa, com a presença dos chefs Fabio Pisani, Helena Rizzo, Simon Lau, André Saburó e Wanderson Medeiros. O tema “Degustando Brasília: Todos os Brasis em busca de uma identidade” traz programação, degustação de pratos, vinhos, aulas e apresentações ao vivo dos chefs.
No “Mesa Brasil”, o chef Wanderson Medeiros ministra aula com tema “Descobrindo a carne do sol, o charque e a carne seca” no auditório do Mesa ao Vivo, na . Na quarta (14 de agosto), às 15:30, com capacidade para 300 pessoas. Durante a apresentação, Wanderson contará os segredos da preparação destes tipos de carne, além de ensinar o passo-a-passo dos pratos: carne de sol de costelinha, paçoca de carne seca e crocante de charque. Além disso, ele vai abordar assuntos de valorização da cultura regional do Nordeste.

Gil Guimarães, proprietário da pizzaria Baco e do restaurante Parrila Madrid, também integra o “Mesa Ao Vivo Brasília”. Ele vai ensinar receitas das pizzas Napoletana, que tem o certificado da “Associazione verace pizza mapoletana”, e Romana. A aula terá a duração de 45 minutos e será no dia 14 de agosto, às 16:15.
No dia 14, haverá também o “Melhor da Cidade”, onde os visitantes poderão experimentar um pouco dos principais pratos de restaurantes brasilienses. O Parrilla Madrid é um dos estabelecimentos que estará realizando a degustação. No cardápio, carnes Beef Passion, um dos maiores produtores de carnes do Brasil, e porções de entradas como Pirê de Alioli, Arroz Parrilleiro, Bata Brava e Antipastos Artesanais. A degustação será das 17:00 às 21:00.

No dia 15 de agosto (quinta), às 20:30, os chefs Wanderson Medeiros, Carlos Bertolazzi, Fabio Pisani e Mara Alcamin ministram o ‘Jantar Magno’, no restaurante Universal Diner. O valor do ingresso para o jantar com vinho incluso é de R$160 e as vagas são limitadas. Os ingressos podem ser adquiridos através do telefone 3443-2089.

A 6ª edição da Vinum Brasilia acontece nos dias 14 e 15 de agosto no mesmo local, em parceria entre a Abrasel e a Abravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O público esperado também é recorde – acima de 2 mil pessoas nos dois dias da exposição dos melhores rótulos brasileiros dos principais estados produtores: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.
A degustação traz mais de 350 vinhos, espumantes e suco de uva 100%, muitos deles recentemente premiados em concursos internacionais. “Os lançamentos do ano poderão ser degustados por todos os presentes”, afirma Petrus Elesbão, idealizador da Vinum Brasilis.
Serviço: 25º Congresso da Abrasel
Data: 13 a 15 de agosto
Local: IESB (Campus Edson Machado, 613-14 sul)
www.congressoabrasel.com.br
Mesa Ao Vivo Brasília
Data: 14 e 15 de agosto
Local: IESB (Campus Edson Machado – 614-14 sul)
Jantar Magno
Dia 15 de agosto, às 20:30
Local: Restaurante Universal Diner (210 sul)
Vinum Brasilis
Dias 14 e 15 de agosto, das 16 às 22 horas
Local: IESB (Campus Edson Machado – 613-14 sul).