2º Festival do Japão.

Divulgação.
Divulgação.

Embalado pelos encantos da cultura nipônica, o  invade o Autódromo Internacional de Brasília, nos dia 6 e 7 de julho. Uma iniciativa da FEANBRA – Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Distrito Federal, com apoio institucional da Embaixada do Japão e JICA (Japan International Cooperation Agency). Durante os dois dias de evento, que pretende reunir 25 mil pessoas, serão oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, com destaque para a arte do Origami (dobraduras de papel), Shodo (caligrafia japonesa), Sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), Furoshiki (arte tradicional de embrulho japonês que através da utilização de um tecido quadrado possibilita embrulhar qualquer objeto), entre outras manifestações artísticas.

O Palco Principal traz diversas apresentações: danças típicas e folclóricas da cultura japonesa, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Odori solo e em grupo (dança tradicional), além dos quatro grupos de Taikô (tambores japoneses) do Distrito Federal. Vale destacar o show da banda brasiliense Nord Ex, especializada em Anime Songs (música de desenho animado japonês). Na noite de sábado, dia 6 de julho, acontece o desfile de Cosplay (atividade que consiste em fantasiar-se de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem, geralmente de desenho animado japonês). No domingo o cantor Joe Hirata, um dos maiores cantores da comunidade Nikkei do Brasil, sobe ao palco para apresentar repertório que inclui músicas sertanejas e composições próprias.

A programação inclui ainda exposições de Ikebana (arte de arranjos florais), cerâmica japonesa e Oshibana (arte de prensar flores). Além disso, o público poderá conferir demonstrações de artes marciais japonesas (Ninjutsu, Aikidô,Kendô, Judô, entre outras).

Gastronomia – Para os apreciadores da culinária tradicional japonesa, o evento é uma ótima pedida. O cardápio inclui os já conhecidos pratos Yakisoba, Tempurá, Temaki, Yakitori, Guiozá e camarão empanado e os menos conhecidos – mas igualmente saborosos – Takoyaki, Somen, Sobá, Udon, Okonomyaki, Lamen, Karê, Oniguiri e Kakigori. Na parte de bebidas, serão oferecidos saquê, água, refrigerante e cerveja. Uma novidade apresentada este ano é a “batata loka”. O vegetal é cortado em espiral, colocado em um espeto e frito na hora com vários temperos.

2 fesyival do japao

Serviço: 2º Festival do Japão
Data: 6 e 7 de julho (sábado), das 10h às 22 e (domingo), das 8h às 18h
Local: Autódromo Internacional de Brasília
Entrada franca
Classificação livre.