A 31ª Bienal de São Paulo acontece de 6 de setembro a 7 de dezembro no Pavilhão da Bienal em São Paulo. O evento já movimenta o mercado das Artes Visuais no país. Na sexta (15 de agosto), às 15 horas, a equipe curatorial da mostra, formada por Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença promovem um encontro aberto no Beijódromo (Universidade de Brasília).
A iniciativa visa formular questões, expor intenções, ideias e desenvolvimentos preliminares ligados ao projeto curatorial. Os encontros em São Paulo Paulo e em diferentes cidades do Brasil e do mundo buscam incorporar artistas, críticos, curadores e o público em geral no processo de concepção e organização da exposição, servindo simultaneamente como ferramenta de pesquisa e como forma de avaliação crítica.
Os encontros são abertos pois tornam o processo de pesquisa da Bienal e a discussão da equipe curatorial acessíveis para outras pessoas, grupos e contextos. Funcionam como plataformas que articulam e testam as ideias, instituições e direções que estão sendo tomadas. São também uma ocasião para questionar esses movimentos e o processo em geral, por meio da discussão em si e das considerações críticas que continuarão em cada encontro e que pretendem ser a base para novos passos.
Organizados pela Bienal de São Paulo em parceria com indivíduos ou instituições locais, cada um desses encontros adota um formato diferente a fim de instigar o debate público em suas mais diversas possibilidades. Nesta ocasião, contamos com a colaboração da Universidade de Brasília na organização do evento.
Encontros da mesma natureza aconteceram em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, São Carlos, Sorocaba, Rio de Janeiro, Lima (Perú), Madri (Espanha) e Tel Aviv (Israel). Ainda estão previstos novos encontros em outras cidades (locais e datas a serem confirmados). Todos os encontros serão documentados e avaliados, com o resultado disponibilizado no site da 31ª Bienal (www.31bienal.org.br) a fim de possibilitar o acesso ao projeto curatorial enquanto processo pedagógico aberto
Os interessados em participar devem enviar e-mail confirmando sua presença para: encontroaberto@bienal.org.br até o próximo dia 14 de agosto.