Feira de Música volta para reafirmar o poder da cena musical de Brasília.

Quarteto Capivara. Divulgação.

Renato Acha

As primeiras edições da Feira de Música foram fundamentais para movimentar a cena local entre os anos 1989 e 1995, em palcos espalhados pela cidade até o auge no Teatro Garagem do Sesc 913 Sul, entre 1989 e 1991.

A identidade musical de Brasília ganhava crescente identidade e daí para frente a gente já conhece o affair entre Brasília e a música. Esta estreita relação volta com o ressurgimento da Feira que destaca músicos e compositores com projetos autorais.

Esta vitrine propicia aos artistas um fortalecimento de suas carreiras, bem como condições favoráveis de sonorização e suporte técnico profissional. A primeira edição acontece no dia 15 de setembro no CCBB e promete chacoalhar novamente o métier musical.

Quarteto Capivara. Divulgação.

“A Feira de Música constitui uma iniciativa de difusão da produção musical do Distrito Federal com um caráter de respeito à diversidade de sonoridades aqui produzidas (garantida através de uma curadoria formada por profissionais oriundos de diversos segmentos, como a música instrumental, o rock, o choro, a cultura popular).” Afirma Henrique Rocha, gestor de projetos da Ossos do Ofício.

Cada edição apresenta seis shows de trabalhos autorais, três delas selecionados, mediante inscrição, por uma curadoria formada por músicos, produtores culturais e estudiosos, e três canjas. Cada canja terá duração de até 15 minutos e os músicos poderão se inscrever na hora, sem passar pela curadoria, a exemplo de como acontecia nas edições anteriores da Feira de Música, criando oportunidades para lançar e incentivar novos talentos.

“Como um projeto neste formato, que congrega formação de platéia para a música do DF, acesso às manifestações culturais e profissionalização da atividade musical local, a Feira de Música pretende ser um espaço livre para a divulgação da atual cena musical da capital, que procura bons palcos para se apresentar e público presente.” Aposta RC Ballerini, músico e produtor da Feira.

Serviço: Feira de Música

Local: Área externa do CCBB Brasília

As atrações da primeira edição: Quarteto Capivara, Totem e Renato Matos. Além de 3 canjas inscritas na hora do evento, que tocarão até duas músicas autorais cada.

Dia e horário: Sábado, 15/09, a partir das 16h16.

Atrações da segunda edição: Parafernália, Dillo e O Grande Barco

29/09, 16h16.