Estudantes da UnB resgatam pensadores LGBTs em evento cultural.

Andy Golub. Divulgação.
Andy Golub. Divulgação.
Estudantes da Universidade Federal de Brasília (UnB) realizam nesta terça (11 de junho), às 19 horas, o primeiro “Sarau de Pensamento LGBT Brasileiro”.Organizado pelos alunos da disciplina Pensamento LGBT Brasileiro, o encontro acontecerá na concha acústica do Instituto de Artes e deverá reunir dezenas de pessoas.

O objetivo do Sarau que agregará todas as formas de manifestação artística é dar visibilidade à história, à cultura e aos pensadores LGBTs brasileiros que, além de artistas e intelectuais, realizaram grandes produções teóricas e poéticas.

Para o estudante de psicologia Guilherme Henderson: “Tais produções são esquecidas pela hegemonia do olhar histórico machista e homofóbico”. Em sua avaliação, a oportunidade de ouvir e ver as manifestações dos jovens que abordam a temática é fundamental para combater os ciclos da violência, discriminação e marginalização que, segundo Henderson, estão presentes desde os xingamentos mais singelos até nos casos de assassinatos. Desta forma, ressalta, tais questões envolvem não apenas o público LGBT, mas todos nós.

“Resgatar essa cultura por meio dos grandes intelectuais e poetas LGBTS brasileiros é uma tentativa de se constituir uma visibilidade aos esquecidos, construir uma memória e futuros projetos identificatórios, além daqueles impostos pela ignorância e pela violência”, afirma.


Serviço: “Sarau de Pensamento LGBT Brasileiro”

Data: 11 de junho (terça) às 19 horas

Local: Concha acústica do Instituto de Artes (UnB).