Mostra de Walter Firmo antecipa o Mês da Fotografia.

Divulgação.
Divulgação.

Quando se fala em fotografia no Brasil, certamente o nome de Walter Firmo figura na lista dos mais bem sucedidos profissionais. O fotógrafo carioca ganha mostra pela 4ª edição do Mês da Fotografia. A exposição “A Coleção Walter Firmo – Luz em Corpo e Alma” fica em cartaz de 23 de julho a 18 de agosto, no vão central do CCBB.

Uma coletânea de 26 fotos foram colhidas sob curadoria do próprio autor e de Egberto Nogueira, diretor da paulista Imã Galeria. Trata-se de um recorte afetivo e histórico na obra de Firmo. O fotógrafo possui clássicos registros em cores quentes e frias e retratos em preto e branco, como o de Pelé numa perna só, evocando a figura mítica do Saci, e o de Tom Jobim empunhando uma flauta em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro.

Walter Firmo (1974). Festa São Benedito Bragança.
Walter Firmo (1974). Festa São Benedito Bragança.

A exposição traz um documentário filmado e produzido por Egberto Nogueira, onde Firmo mostra seu viés poético e conceitual ao falar da infância e de sua criação no subúrbio de Irajá, entre outros momentos marcantes de sua vida e trajetória de 55 anos dedicados à fotografia e à arte de ensinar. No dia 9 de agosto, Firmo fará uma visita guiada pela exposição, seguida por um bate papo com o público.

Walter Firmo 1976 Doces Barbaros Canecao RJ bx

Serviço: Exposição Luz em corpo e alma – Mês da Fotografia
Data: de 23 de julho a 18 de agosto
Horário de visitação: 9 às 21 horas, de terça a domingo
Local: CCBB Brasília (Espaço montado no vão central entre a bilheteria e o café Bom Demais)
Visita guiada e bate papo com o autor: Dia 9 de agosto às 19:30 h
Informações: www.mesdafotografia2013.blogspot.com.br

Foto: Walter Firmo (1976). Doces Bárbaros, Canecão (RJ).