Jovem Guarda celebra 50 anos com série de shows no CCBB.

Wanderlea. Foto: Jairo Goldflus. Divulgação.
Wanderlea. Foto: Jairo Goldflus. Divulgação.

O projeto Jovem Guarda 50 anos – Em ritmo de festa aporta no Teatro I do CCBB de 24 a 27 de setembro. Em 2015 celebra-se meio século do surgimento da Jovem Guarda e para marcar a data foi criada uma série de quatro shows, com Renato e seus Blue Caps e Michael Sullivan, Lafayette e os Tremendões e Getúlio Cortes, Jerry Adriani, e Wanderléa.

A programação ainda conta com encontros abertos ao público entre os artistas, jornalistas e especialistas. “A interação entre artistas e plateia renderá oportunidades para se relembrar momentos históricos e até mesmo esclarecer lendas sobre a Jovem Guarda”, conta o curador, Marcelo Fróes, estudioso do assunto e autor do livro Jovem Guarda em Ritmo de Aventura. A coordenação geral do projeto é de Giselle Kfuri e Humberto Braga, que também assina a produção artística.

Considerada um fenômeno cultural e musical brasileiro que arrastou multidões, contagiadas pelo som das guitarras elétricas e pelo ritmo das baterias, a Jovem Guarda teve como marco do seu nascimento um programa de televisão, de mesmo nome, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que estreou em agosto de 1965. Roberto Carlos, “O Brasa”, Erasmo Carlos, “O Tremendão”, e Wanderléa, “Ternurinha”, conquistaram um sucesso estrondoso com o programa que era exibido ao vivo para São Paulo nas tardes de domingo, e em outras cidades em vídeo tape.

Lafayette e os Tremendoes. Foto: Felipe Diniz.
Lafayette e os Tremendoes. Foto: Felipe Diniz.

A programação de shows do Jovem Guarda 50 anos – Em ritmo de festa começa no dia 24, quinta-feira, às 20h30, com um grande reencontro 40 anos mais tarde, da banda Renato e seus Blue Caps com o compositor Michael Sullivan, integrante da banda na década de setenta. Renato e seus Blue Caps, considerada a banda mais representativa da Jovem Guarda, teve sua carreira marcada por versões de canções do Beatles, The Mama & The Papas e Elvis Presley. Michael Sullivan, autor de cerca de 1400 composições, quando em carreira solo, teve sucessos gravados por Roberto Carlos, Amor Perfeito, Pergunte pro seu Coração, Meu Ciúme; Roupa Nova, Whisky a Go-Go e Show de Rock’n Roll, Sandra de Sá, Retratos e Canções, Joga Fora, Não vá, Gal Costa, Um Dia de Domingo, e Tim Maia, Me Dê Motivo, Leva, dentre tantos outros.

Na noite do dia 25, também a partir das 20h30, o projeto apresenta mais um encontro especial, o da branda Lafayette e os Tremendões com o cantor e compositor Getúlio Côrtez, que é tido como padrinho da banda. Lafayette & Os Tremendões surgiu em 2005 e seu primeiro disco teve como carro-chefe O Pão Duro, canção de Getúlio. No palco do CCBB Brasília, eles irão mostrar sucessos de autoria de Getúlio como Negro Gato, Pega Ladrão, Pão Duro, e muitos outros hits da Jovem Guarda.

Renato e Seus Blues Caps. Foto: Ricardo Aires.
Renato e Seus Blues Caps. Foto: Ricardo Aires.

Lafayette é considerado o tecladista-ícone da Jovem Guarda, com seus belíssimos solos como em gravações nos discos de Roberto, Erasmo, Wanderléa e de vários outros. Lafayette e Getúlio Côrtes estarão acompanhados pelos ‘tremendões’ Renato Martins, das bandas Acabou La Tequila e Canastra na guitarra e voz, Gabriel Thomaz, do Autoramas na guitarra e voz, Érika Martins Autoramas na percussão e voz, Nervoso, da Nervoso e os Calmantes na guitarra e voz, Melvin Fleming, das Autoramas e Carbona no baixo, e Raphael Miranda na bateria.

Na noite de sábado, o Teatro I do CCBB abre suas cortinas para receber o cantor Jerry Adriani. Jerry não resistiu ao chamado da turma do IêIêIê, “foi esse o nome inicial desse gênero musical que a gente fazia”, recorda o cantor, e foi levado pela onda de sucesso que vinha como um tsunami, “do qual eu não poderia ficar de fora, por isso, migrei da música italiana para o tal de IêIêIê”, conta. Grande ícone e um dos responsáveis pela estrondosa disseminação do movimento, Jerry Adriani participou de filmes, fez centenas de shows e apresentou programa na TV Excelsior.

Getúlio Côrtes. Divulgação.
Getúlio Côrtes. Divulgação.

À época, sem a transmissão via satélite, cada capital tinha seu programa de música jovem nas emissoras locais. Em Salvador, a banda Raulzito & Os Panteras era a principal na cidade. Jerry Adriani encantou-se pelos rapazes e os trouxe para o Rio. Gravaram um álbum, se separaram e Raul Seixas, o Raulzito, foi empregado pela CBS onde produziu Jerry Adriani e alguns outros.

A programação do Jovem Guarda 50 anos – Em ritmo de festa se encerra com show marcante da cantora Wanderléa, participação que certamente ficará na história do Teatro I do CCBB Brasília. Com seu talento e carisma, Wanderléa tem uma trajetória surpreendente que marcou época, impôs novos estilos e contribuiu para uma mudança comportamental e significativa nas décadas de 60 e 70, sobretudo dos jovens. Conhecida como a “Ternurinha”, a cantora e compositora sobe ao palco do CCBB Brasília para interpretar sucessos de sua carreira, entre eles Prova de fogo, de Erasmo Carlos, Ternura, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e Pare o Casamento, de Arthur Resnick e Kenny Young.

Segundo Marcelo Fróes, “A Jovem Guarda foi o primeiro fenômeno de massa nacional, em especial ao mercado jovem”. E acrescenta: “Foi um momento revolucionando para indústria do entretenimento e do disco, que rendeu influências para além da música, reverberando no comportamento social da juventude da época”.

Mais um momento que um movimento. Para Marcelo, a Jovem Guarda foi a maior revolução cultural nacional que se teve, em tão curto período de tempo, “fazendo a juventude enxergar a vida com mais otimismo e mais alegria”, diz. A Jovem Guarda teve seu fim em 1968, quando os programas de tevê saíram do ar devido à falta de patrocinadores e ressurge 30 anos depois, a partir de 1995, com lançamentos e shows de reuniões.

Programação:

24/9 (quinta):
12h30: Encontro com o artista: Renato Barros e Marcelo Fróes
20h30: Show de Renato e seus Blue Caps com Michael Sullivan.

25/9 (sexta):
12h30: Encontro com o artista: Lafayette e Getúlio Cortes e Irlam Rocha Lima
20h30: Show de Lafayette e Tremendões com Getúlio Cortes

26/9 (sábado):
12h30: Encontro com o artista: Jerry Adriani e José Teles
20h30: Show de Jerry Adriani e músicos

27/9 (domingo):
12h30: Encontro com: Marcelo Fróes
20h30: Show de Wanderléa e músicos.
Foto Jerry Adriani Divulgacao anos 60 (2)
Serviço: Jovem Guarda 50 anos – Em ritmo de festa
Data: De 24 a 27 de setembro
Local: CCBB (SCES Trecho 2)
Duração dos shows: 90 minutos.
Lotação do teatro: 327 pessoas.
Classificação indicativa: 12 anos.
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
A venda dos ingressos se iniciam dois domingos antes para os eventos da semana e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9h às 21h, ou pelo site www.ingressomais.com.br

Foto: Jerry Adriani nos anos 60. Divulgação.