Tecnologia e folclore se unem na instalação da dupla VJ Suave.

Divulgação.
Divulgação.

A mostra Folclore Digital está em cartaz na Galeria Vitrine da Caixa Cultural de 5 de setembro a 1º de novembro. A floresta invade a cidade no mais novo trabalho da dupla VJ Suave, formada pelos artistas Ygor Marotta e Cecília Soloaga, de São Paulo.

Através de sons, projeções e uma ambientação especialmente concebida para a instalação, Folclore Digital convida crianças a adultos a se conectarem aos mitos formadores do imaginário brasileiro.

Combinando grafite digital, poesia, personagens animados, luzes e música, Ygor Marotta e Cecilia Soloaga convidam os visitantes para uma experiência multissensorial. A ideia é dar a crianças e adultos a oportunidade de explorar imagens e sons da natureza, familiarizar-se com lendas do folclore brasileiro e ter contato com novas linguagens de mídia.

O ambiente é concebido para que o espectador relembre ou conheça personagens que fazem parte do imaginário do povo brasileiro. Os visitantes são apresentados à fatal sereia Iara (que atrai os homens para o fundo dos rios com seu canto); ao travesso Curupira, defensor das matas (o menino dos pés virados que deixar pegadas invertidas para enganar aqueles que querem fazer mal às florestas), à cobra Boitatá e ao Saci-Pererê (que vive de fazer travessuras, aparece como um redemoinho e some mais rápido que fumaça).

As antigas histórias populares ganham vida combinadas com a tecnologia da projeção em vídeo mapping. A paisagem sonora reúne instrumentos nativos, como tambores africanos, sintetizadores, cantos indígenas e tecnologia surround (de expansão da imagem do som em três dimensões) para compor uma experiência audiovisual. Sons ambientes foram gravados em lugares especiais da natureza brasileira, criando um cenário acústico e imagético.

folclore digital 2
Ygor Marotta e Cecilia Soloaga, os nomes por trás do VJ Suave, moram em São Paulo e são especialistas em intervenções urbanas e grafite digital. Seus trabalhos já circularam o mundo, tendo passado por Espanha, Suíça, Eslováquia, Argentina, Alemanha e Rússia. Gravaram também quatro curtas metragens: Trip, La cena, Homeless e Run.

Entre suas performances mais conhecidas está suaveciclo, um triciclo adaptado para projetar imagens nas ruas, muros e fachadas. A dupla também iniciou o movimento Mais amor por favor, em 2009. A frase, que surgiu nos muros de São Paulo, logo passou para os cartazes lambe-lambes, ganhou a internet e hoje está presente em inúmeras cidades brasileiras.
folclore digital
Serviço: Folclore Digital
Local: Galeria Vitrine – Caixa Cultural Brasília
Visitação: de 5 de setembro a 1º de novembro, de terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada franca
Classificação etária: livre para todos os públicos.