Mostra reúne esculturas e fotografias de Auguste Rodin.

De 17 de agosto a 5 de novembro.

O Pensador. Rodin. Divulgação.
O Pensador. Museu Rodin. Divulgação.

A mostra Auguste Rodin – O Despertar Modernista está em exibição no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça de 17 de agosto a 5 de novembro. A exposição, sob curadoria de Marcus Lontra Costa, apresenta 14 esculturas e 36 fotografias do pai da escultura moderna.

Em uma carreira que durou do final do século XIX até o início do século XX, Auguste Rodin (francês, 1840-1917) foi profundamente inspirado pela tradição mas também se rebelou contra suas formas idealizadas, introduzindo práticas inovadoras que pavimentaram o caminho para a escultura moderna. Ele acreditava que a arte deve ser fiel à natureza, uma filosofia que moldou suas atitudes com modelos e materiais.

Seu gênio era expressar verdades interiores da psique humana, e seu olhar penetrou sob a aparência externa do mundo. Explorando este reino sob a superfície, Rodin desenvolveu uma técnica ágil para representar os estados físicos extremos que correspondem a expressões de turbulência interna ou esmagadora alegria. Ele esculpiu um universo de grande paixão e tragédia, um mundo de imaginação que excedeu a realidade mundana da existência cotidiana.

Rodin fez uso de diversos materiais como bronze, mármore, gesso e argila. As marcas do estilo de Rodin, como a figura parcial, seu foco nas qualidades formais e relacionamentos ao invés da estrutura narrativa, e seu desejo de manter as marcas do processo escultural em suas obras, foram revolucionárias em seu tempo. A intensidade evocativa de seus trabalhos foi seguida por muitos artistas, incluindo os que trabalharam em seu estúdio, como Constantin Brancusi (francês, nascido na Roménia, 1876-1957) e Aristide Maillol (francês, 1861-1944).

Serviço: Auguste Rodin – O Despertar Modernista
Local: Tribunal de Contas da União – Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (End: Edifício-Sede do Tribunal de Contas da União (SAFS, Quadra 4, Lote 01)
Visitação: De 17 de agosto a 5 de novembro
De terça a sábado, das 9 às 19 horas
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Agendamento programa educativo: (61) 3316-5221.