Encontro internacional sobre inovação cultural aporta em Brasília com inscrições gratuitas.

De 16 a 18 de julho.

Foto: Renato Acha.

O Encontro Internacional sobre Cultura, Desenvolvimento e Território acontece de 16 a 18 de julho no Museu Nacional da República com acesso livre.

O Encontro Internacional Cultura, Desenvolvimento e Território discutirá o impacto das ações culturais e criativas no DF e no Brasil como um todo, combinando experiências de política cultural, gestão e ativismo social. O objetivo é dar visibilidade a iniciativas inovadoras de governos, estudiosos e sociedade civil a fim de contribuir para o desenvolvimento, em sentido amplo, do território e seus agentes.

Um dos destaques da programação é o colombiano Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín (Colômbia), entre 2005 e 2010. Durante este período, Melguizo revolucionou a cidade ao utilizar projetos sociais e culturais como “armas” para combater a corrupção e os altos índices de violência que existiam na época.

No campo de políticas públicas para juventude, o destaque fica por conta de Antônio de Pádua, coordenador geral do RUAS (Rede Urbana de Ações Socioculturais) e do Programa Jovens de Expressão, Distrito Federal. Pádua trabalha com inclusão social do jovem através da ocupação de espaços públicos e promove o seu empoderamento por meio da junção do trabalho social de base e da produção de eventos com foco na cultura urbana.

Outra presença confirmada é a do escritor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fabiano Piúba. Atual secretário de Cultura do Ceará e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura, Piúba dialogará sobre sua experiência em gestões inovadoras e integração dos estados brasileiros na formulação das diretrizes para uma política cultural colaborativa.

A programação, com convidados do Brasil e de outros países, visa estimular o debate entre perspectivas locais, nacionais e internacionais e fortalecer o entendimento da cultura como fator essencial no desenvolvimento integrado do território.

Programação:

16/07 (segunda):

18h – Mesa de abertura
Fátima Makiuschi – coordenadora do Observatório de Políticas Públicas Culturais (OPCULT/UnB-DF)
Isabel de Paula – coordenadora de Cultura a.i. da UNESCO no Brasil (DF)
Guilherme Reis – secretário de Cultura do DF

19h às 20h – Conferência de abertura e coquetel

Jorge Melguizo (Colômbia) – ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín, jornalista, consultor e professor de gestão pública, cultura cidadã, desenvolvimento organizacional da sociedade civil.

17/07 (terça):

10h às 11h30
Painel “Cultura e Futuro Urbano”
Isabel de Paula – Coordenadora de Cultura a.i. da UNESCO no Brasil (DF)
Luciana Lima Guilherme – professora do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura (RJ)
Thiago Andrade – secretário de Gestão de Território e Habitação do Distrito Federal (DF)

11h30 às 12h30 – Debate

14h30 às 16h
DIÁLOGO – A Cultura em Campo: experiências de impacto territorial a partir da cultura
Marina Pereira – coordenadora do Instituto ProComum e coordenadora de Programação do Lab Santista (SP)
Antônio de Pádua – coordenador geral do RUAS (Rede Urbana de Ações Socioculturais) e do Programa Jovens de Expressão (DF)
Cesar Piva – diretor presidente da Fábrica do Futuro (MG)
Rebeca Brandão Vargas – gestora do Arena Carioca Dicró e Produtora do Observatório das Favelas (RJ)
Lorena Saavedra – idealizadora da Rede Amazônia Criativa, produtora e gestora cultural (PA)

16h às 17h – Debate

18/07 (quarta):

10h às 11h30
Painel Políticas Culturais e Território
Maria de Fátima R. Makiuchi – coordenadora OPCULT/UnB (DF)
Rafael Sanzio – Professor e Pesquisador do Departamento de Geografia da UnB (DF)
Alexandre Barbalho – Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (CE)
Paulo Duarte – Cátedra da UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação e Professor colaborador da Universidade de Girona (Catalunha/ES)

11h30 às 12h30 – Debate

14h30 às 16h

Diálogo – Política cultural no Brasil: experiências de gestão inovadoras
Fabiano Piúba – secretário de Cultura do Ceará e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura (CE)
Mariana Soares – subsecretaria de Promoção e Difusão Cultural (DF)
Albino Rubim – professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas e ex-secretário de Cultura da Bahia (BA)
Niedja Santos – diretora do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Audiovisual (SP)

16h às 17h – Debate

17h30 – Encerramento

Encontro Internacional sobre Cultura, Desenvolvimento e Território
Data: 16 de julho (segunda), a partir das 18:00
17 de julho (terça), das 10:00 às 18:00
18 de julho (quarta), das 10:00 às 18:00
Local: Museu Nacional da República
Inscrições gratuitas online
Informações: (61) 3325-6108.