Projeto Curumim resgata brincadeiras de rua e jogos populares.

26 e 27 de janeiro.

Corrida de tampinhas. Fotos: Eduardo Nunes.

Carrinho de Rolimã, Jogo de Bete, Pique Bandeirinha, Corrida de Saco, Pião, Pipa e Bola de Gude. Brincadeiras tradicionais, que movimentam a infância com muita diversão, ludicidade e alegria. Mas as brincadeiras de rua tem perdido cada vez mais espaço, com o avanço de jogos eletrônicos, da internet e com a própria dinâmica urbana, com cidades maiores e mais violentas, onde as crianças ficam cada vez mais isoladas em casa, em atividades digitais e solitárias. Pensando em reverter esse quadro, entra em jogo o Curumim – Calendário Cultural do Brincar, projeto que visa resgatar e introduzir as brincadeiras populares no dia-a-dia das crianças.

Jogo de Bete.

O objetivo do Curumim é incentivar a imaginação e valorizar a cooperação entre as crianças, por meio de um calendário mensal de atividades culturais e lúdicas, tal como o bom e velho tempo de pipa, em janeiro, naturalizando o brincar no cotidiano dos pequenos. De janeiro a dezembro de 2019, no último final de semana de cada mês, o Curumim vai realizar uma série de atividades artísticas, culturais, sociais e desportivas, procurando naturalizar a cultura do brincar tradicional nas ruas com brinquedos artesanais, jogos populares e várias atividades ao ar livre.

A primeira etapa do ano será nos dias 26 e 27 de janeiro, sábado e domingo, a partir das 9 horas, no estacionamento da Escola Classe 604, de Samambaia, indo até o fim da tarde.

Entre as atividades e ações sociais da edição de janeiro do Curumim estão a oficina de Confecção e Empinamento de Pipa; o Jogo de Bete; o Jogo do Percurso; Enfinca; Elástico e Boca de Forno, além de apresentação dos emboladores de coco Azulão da Mata e Pardal da Saudade, em comemoração ao Dia Mundial do Compositor, que é comemorado em janeiro, no dia 15. Também será oferecido corte de cabelos.

Três Cortes.

Curumim Calendário Cultural do Brincar – Janeiro de 2019
26 e 27 de janeiro (sábado e domingo) a partir das 9 horas
Estacionamento da Escola Classe 604 de Samambaia
Entrada franca
Classificação: Livre.