Mostra do Movimento Armorial se despede com shows de ritmos afro no domingo no CCBB

15 de janeiro (domingo) a partir de 16:30.

Martinha do Coco. Foto: Bené França.

A belíssima exposição “Movimento Armorial 50 anos” chega ao final em grande estilo. Os ritmos afro vão animar o encerramento da mostra que enaltece o movimento pungente criado por Ariano Suassuna em 1970. No domingo (15 de janeiro), o CCBB Brasília recebe três shows musicais com entrada franca, a partir das 16:30, com classificação indicativa livre. Os ingressos gratuitos já estão disponíveis online.

Idealizada por Regina Rosa, Mostra Movimento Armorial 50 Anos se despede com um encontro de artistas nordestinos, residentes em Brasília, que ressaltam em seus trabalhos musicais as tradições da cultura negra, enaltecida por Ariano: Martinha do Coco, Baque Mulher – Nação Maracatu Encanto do Pina de Brasília e Encantaria das Matas.

As apresentações ocorrem no Vão do CCBB, às 16:30, com Martinha do Coco. Em seguida, saindo da Galeria II, o grupo Baque Mulher conduz um cortejo que sobre a Rampa, que dá acesso à Galeria I, atravessa o Deck, passeia pelo Jardim, contorna a área externa do Teatro, e retorna ao Vão, onde se encontra com o Encantaria e, juntos, formam uma grande roda dançante. No caso de chuva, os shows se concentrarão no Vão e Rampa.

Baque Mulher – Nação Maracatu Encanto do Pina de Brasília.

Enraizadas na essência da cultura popular brasileira, as três atrações apresentam ritmos afro nas versões Roda de Coco, Maracatu de Baque Virado e o Som de Tambores. A escolha deste conjunto de shows por Regina, ao que denominou Referências Armoriais, se deu por “apresentarem um recorte da versatilidade sonora que influenciou Ariano Suassuna a pensar numa arte popular e erudita caminhando juntas”, justifica.

Nas palavras da idealizadora, encerrar a itinerância do projeto com estas apresentações mostra ao público o encantamento “para vibrar e manter viva a cultura popular, com seus cantos, instrumentos e principalmente suas histórias, que inspiraram o início e a continuidade do Movimento Armorial”, acentua Regina Rosa e cita frase do consultor em Arte Armorial, Carlos Newton Junior, “O Movimento, permanece vivo e atual, na medida em que sua poética continua inspirando artistas por todo o Brasil”.

O Movimento Armorial lançado em 1970 difundiu-se, articulando produções artísticas no âmbito da música, das artes plásticas, da literatura, do teatro e das poéticas do corpo, desdobrando também os caminhos que Ariano Suassuna empreendia em sua trajetória de dramaturgo. Seu objetivo principal foi produzir uma arte brasileira erudita autêntica, tendo como matéria prima elementos das raízes culturais do Nordeste do Brasil, valorizando e revelando nossa cultura popular.

Encantaria das Matas.

Referências Armoriais – Encerramento da Mostra Movimento Armorial 50 Anos
15 de janeiro de 2023 (domingo) de 16:30 às 18:40
CCBB Brasília (SCES Trecho 2 Lt. 22)
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis online
Classificação: Livre
Informações: (61) 3108-7600.