Cantoras e pianistas de renome se encontram no palco da Caixa Cultural.

Mônica Salmaso e André Mehmari. Foto: Myriam Vilas Boas. Divulgação.
Mônica Salmaso e André Mehmari. Foto: Myriam Vilas Boas. Divulgação.

O projeto A dama e o maestro traz quatro shows para a Caixa Cultural de 1º a 4 de outubro. O mote é a reunião de vozes femininas da MPB e arranjos de pianistas de renome em apresentações de Claudette Soares com Leandro Braga, Célia com Nelson Ayres, Alaíde Costa com João Carlos Assis Brasil e Mônica Salmaso com André Mehmari.

Nelson Ayres.
Nelson Ayres.

Os concertos começam com uma das precursoras da Bossa Nova, Claudette Soares, apresentando clássicos como Primavera, Eu sei que vou te amar e um medley de Bossa Nova que inclui Garota de Ipanema, Chega de saudade e Só danço samba. No show, o maestro e pianista Leandro Braga cria arranjos ousados para composições feitas pelo Rei Roberto Carlos especialmente para Claudette como De tanto amor e Você.

Claudette Soares. Foto: Marco Máximo.
Claudette Soares. Foto: Marco Máximo.

Na segunda noite, a cantora Célia comemora seus 45 anos de carreira ao lado do premiado maestro e pianista Nelson Ayres. Ambos já se apresentaram juntos com a Jazz Sinfônica. No palco da CAIXA Cultural, a dupla revisita clássicos da carreira da cantora como Adeus batucada, É preciso dizer adeus e Minhas madrugadas.

Célia. Foto: Regis Schwert.
Célia. Foto: Regis Schwert.

Uma das referências do canto popular no Brasil Alaíde Costa faz, com João Carlos Assis Brasil, uma leitura rara de canções de Lupicínio Rodrigues e Tom Jobim. Os artistas, que já lançaram dois CDs juntos, unem o clássico à MPB. No repertório, Nunca, Estrada branca, Pois é, Onde está você e Amigo amado, de autoria de Alaíde com Vinicius de Moraes.No encerramento de A dama e o maestro, no domingo (4), Mônica Salmaso volta à CAIXA Cultural Brasília ao lado do pianista e multi-instrumentista André Mehmari. Os artistas, que vêm recebendo muitos elogios do público e da crítica especializada por onde passam, apresentam show vibrante e inovador. No repertório, clássicos como Senhorinha, Camisa amarela, Milagre, Insensatez, Sinhá e Espelho, esta última de autoria de Mehmari.
Alaide Costa Creditos Glauker Bernardes
Serviço: Música – A Dama e o Maestro
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: 1 de outubro – Claudette Soares e Leandro Braga
2 de outubro – Célia e Nelson Ayres
3 de outubro – Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil
4 de outubro – Mônica Salmaso e André Mehmari
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: à venda a partir de 26 de setembro | R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de brinquedo.
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456.

Foto: Alaíde Costa, por Glauker Bernardes.