Caixa Cultural recebe mostra que aborda a questão indígena no Brasil.

De 8 de maio 30 de junho.

Claudia Andujar. “Sem Título” da serie “A Casa”. Divulgação.

A mostra coletiva A queda do céu está em exibição na Caixa Cultural de 8 de maio 30 de junho. São obras de 21 artistas e ativistas que abordam questões enfrentadas pelas comunidades indígenas e que afetam a sociedade. A mostra ocupará três salas expositivas do espaço – a galerias Principal e as Piccolas I e II. No dia da abertura às 19 horas, no Teatro da Caixa Cultural, acontecerá uma conversa com o líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro, Ailton Krenak e com o curador da exposição, Moacir dos Anjos. O evento contará com tradução em Libras. A entrada é gratuita.

Lourival Cuquinha. Caboclo 7 flechas. Ordem e progresso. Foto: Diego Santovito.

“A queda do céu”, é um projeto criado pelo curador Moacir do Anjos que reúne 50 obras artistas e pensadores brasileiros e estrangeiros realizadas nos mais variados suportes e produzidas nos últimos anos. De intenso valor poético, elas evidenciam os processos de violência e de contínua despossessão sofridos pelas comunidades indígenas no Brasil. “O título da mostra é uma referência explícita ao livro do xamã yanomami Davi Kopenawa, escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert e publicado originalmente na França (La chute du ciel, 2010). No livro, Kopenawa apresenta a cosmogonia que rege as crenças de seu povo – fundada em intricada e instável relação entre humanos, floresta e espíritos – e narra as ameaças a estes fundamentos de vida que resultam das ações predadoras do “homem branco” ao longo de séculos.

Poraco. Série Oamu.

A exposição, informa Moacir dos Anjos, não tem a pretensão de conter as inúmeras ações nocivas contra os povos indígenas do Brasil e da América nem ao meio ambiente afetado pela mineração, construção de barragens, o desmatamento, a introdução de doenças que dizimam populações inteiras. “Ela quer aproximar e articular trabalhos artísticos que prenunciam, evidenciam e combatem a progressiva despossessão sofrida por populações indígenas iniciada em seu contato involuntário com o colonizador branco: aquele que lhes quis e ainda quer subtrair a sua condição de humanos, e que não suporta o convívio com a diferença”, completa.

Anna Bella Geiger. Equações Variáveis.

A queda do Céu
Galerias Principal e Piccolas I e II – Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Abertura e conversa com o curador Moacir dos Anjos e o ativista Ailton Krenak: 7 de maio, às 19 horas
Visitação: De 8 de maio 30 de junho
Horário: de terça a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449.