DF terá a primeira apresentadora trans do rádio brasileiro

“Agenda TransForma” estreia na segunda quinzena de fevereiro, sempre aos sábados, às 15 horas.

Divulgação.

A jornalista Carolina Ribeiro, primeira mulher trans conselheira de Cultura do Distrito Federal, faz história com pioneira com a estreia como apresentadora da Rádio Cultura FM (100.9 FM), emissora distrital que está no ar, desde 1988, contemporânea à Constituição Federal Brasileira.

O programa “Agenda TransForma” estreia na segunda quinzena de fevereiro, sempre aos sábados, às 15 horas, e terá temas sobre a diversidade, por meio de debates sobre Direitos Humanos e Cidadania, além de trazer o roteiro cultural do Distrito Federal e Entorno, marca registrada de Carolina.

A atração semanal irá promover debates potentes abrangendo pautas relativas sobre ciências, arte e cultura, política, sociedade, economia, educação, entre outros. O programa pretende dar voz a personalidades menos visibilizadas pelas plataformas mainstream, além de receber pessoas com grande representatividade social e popularidade ao tratar de cultura e impacto social.

“A ideia é juntar todas as minhas experiências tanto no jornalismo quanto nas políticas públicas e usar o espaço para fazer uma grande mistura, que representa bastante o Distrito Federal. Quero dar voz a quem normalmente não tem em outros espaços, mas não vou deixar de prestigiar quem já protagoniza também”, disse.

Para a primeira temporada, o programa contará com nomes importantes do Distrito Federal como os deputados distritais Fábio Félix e Doutora Jane, os produtores culturais e de Economia Criativa Fernando Lackman e André Deca.

Moradora de Planaltina (DF), Carolina Ribeiro tem 32 anos e percebeu que era transgênero no início da adolescência. Ela encontrou refúgio na educação e na cultura. Sua transição se deu na fase adulta depois de se formar na faculdade de jornalismo. A profissional já trabalhou em jornais como o Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Alô Brasília.

Como assessora de imprensa atendeu contas de shows nacionais e internacionais, além do Carnaval de Todas As Cores, evento que privilegiou a diversidade, realizado em 2020.

Carol representou as mulheres trans na campanha “Respeito” da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) de 2019/2020. Também atuou em videoclipes de alguns artistas do DF como no clipe “Bar dos amigos”, música do sertanejo Belluco. A jornalista foi uma das vencedoras do Prêmio “LGBTQI+ 2021” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e do concurso “#BSB2060” da Associação Traços .

Em 2022, foi eleita a primeira mulher trans para o Conselho de Cultura do Distrito Federal na cadeira Políticas Afirmativas.

Clique aqui para ouvir a Rádio Cultura FM (100.9 FM) online