Ana de Hollanda será a Ministra da Cultura.

Divulgação.

Renato Acha

Foi anunciado hoje o nome para assumir o Ministério da Cultura. A presidente Dilma Rousseff já havia deixado clara sua preferência por uma mulher na pasta, fato confirmado com o anúncio do nome de Ana de Hollanda.

A conversa aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) pela manhã. Ana de Hollanda foi diretora do Centro de Música (CEMUS) da Funarte e se torna a primeira mulher à frente do Ministério da Cultura no país em um governo que terá várias representantes femininas no alto escalão.

Nascida em 12 de agosto de 1948 em uma família musical, Ana de Hollanda é filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Buarque de Hollanda, irmã de Chico Buarque, Miúcha e Cristina Buarque. Estreou na arte aos 16 anos em um espetáculo musical no colégio.

Em 1968 cantou no III Festival Internacional da Canção Popular. Depois de participar de especiais e shows na companhia dos irmãos, gravou seu primeiro disco solo, “Ana de Hollanda”, em 1980. O segundo álbum “Tão Simples” foi gravado em 1995. Nesse intervalo, fez shows pelo Brasil, Uruguai, Angola e Cuba, entre outros países.

De 1979 a 1996, estudou técnica vocal e interpretação com a professora e fonoaudióloga Rosemarie Shock, em São Paulo. Em 1980 e 1981, freqüentou o Curso de Formação de Atores no Teatro Vento Forte (SP). Em 1990, cursou Interpretação Teatral, na Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, e participou de Oficina de Técnica Vocal, com o professor francês Robert Cohen, na Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, em Machurrucutu (Cuba). Estudou técnica vocal com a fonoaudióloga Sônia Corazza, em São Paulo, e participou da Oficina de Técnica Vocal ministrada pela fonoaudióloga Glória Beutenmüller, promovida pela SMC da Prefeitura de São Paulo.

Em seu repertório inclui sambas de Noel Rosa e Geraldo Pereira, canções de Chico Buarque, bossa nova e outros estilos sempre ligados à MPB. Atuou como vocalista em discos de Toquinho, Vinicius de Moraes, Fafá de Belém, Tom Jobim e outros. Além de cantora, trabalha como atriz, principalmente em musicais.

Anna de Hollanda assume a pasta da Cultura em substituição a Juca Ferreira, atual Ministro desde 2008. Ela é reconhecida publicamente por sua sensibilidade musical e política o que configura bons prenúncios para o futuro governo.

Confira o site oficial: http://www.anadehollanda.com.br/ e assista a um vídeo aonde a futura Ministra interpreta o clássico “No Rancho Fundo”.