
O maestro, arranjador e pianista Arthur Moreira Lima está na cidade para três apresentações na Caixa Cultural, de hoje a domingo (9 a 11 de janeiro). Considerado pela crítica um dos mais versáteis e completos intérpretes clássicos do Brasil, elie sobe ao palco para um concerto que desmistifica a música instrumental como inacessível.Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia (1965). Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai…
No concerto que apresentará na CAIXA Cultural, o pianista mescla no repertório música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
A crítica mundial não poupa elogios ao pianista por seu grande repertório romântico e pela beleza da sua interpretação. A revista La Suisse chamou Moreira Lima de “O Pelé do Piano”, a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, e o famoso crítico londrino Dominic Gill do Financial Times escreveu que “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar”.
Desde 2003, tem percorrido mais de 300 mil km em mais de 450 concertos pelo interior do Brasil em seu caminhão-teatro. Já tocou para cerca de 1 milhão de pessoas, em lugares os mais distantes, que antes jamais tinham presenciado um concerto de piano.
Serviço: Concerto Arthur Moreira Lima
Data: 9 a 11 de janeiro
Sexta e Sábado, às 20 horas, e Domingo, às 19 horas
Local: Caixa Cultural – Teatro da Caixa (SBS Quadra 4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa)
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia), já a venda na bilheteria do teatro.
Classificação: 14 anos
Informações. 3206-9448
Lotação: 406 lugares