As Três Velhas.

Divulgação.

Renato Acha

O espetáculo As Três Velhas chega à Brasília para temporada no Teatro I do CCBB, de 8 de abril a 1º de maio, com sessões de quinta a sábado, às 21 horas, e aos domingos, às 20 horas.

A peça foi escrita pelo chileno Alejandro Jodorowsky, um artista multimídia que ganhou reconhecimento internacional nos contestadores anos 60 e 70, considerado como um dos precursores da arte multimídia,  e tem no espírito da contracultura o cerne de grande parte de suas obras.

“Trata-se de um melodrama grotesco”, definiu Alejandro, que tem seu texto adaptado para o teatro sob direção de Maria Alice Vergueiro, que também atua como criada na trama, contada em tom de fábula que descreve a história de duas marquesas decadentes e octogenárias.

Melissa (Luciano Chirolli) e Graça (Pascoal da Conceição) se isolam consumidas pela fome e abandono em uma mansão em ruínas, sob constante vigilância da centenária serviçal Garga (Maria Alice Vergueiro). Em uma noite crucial são feitas revelações familiares assustadoras que modificarão sobremaneira a vida  destas figuras bizarras, em uma atmosfera de tragicomédia.

A peça foi sucesso na temporada paulista e carioca com indicações para o Prêmio Shell: Simone Mina e Carolina Bertier (Figurino), Alessandra Domingues (Iluminação) e Luciano Chirolli, que conquistou o prêmio de Melhor Ator. O espetáculo também foi agraciado com o prêmio de melhor elenco concedido pela Cooperativa Paulista de Teatro – CPT 2010.

Maria Alice Vergueiro, célebre pelo vídeo hit Tapa na Pantera, tem atuação e direção impecáveis. “A partir da história dessas duas senhoras, Jodorowsky tece um estudo sobre a sociedade aristocrática em decadência”, conta, ao marcar seu retorno ao teatro e à direção, aos 75 anos de idade e em grande estilo.

Divulgação.

Trata-se do primeiro grupo a encenar As Três Velhas. A adaptação do texto de Alexandre Jodorowski é inédita mundialmente. “Somente a Bélgica fez uma montagem, mas utilizando marionetes”, revela Maria Alice.

O elenco afiado volta a se encontrar após a montagem do espetáculo No Alvo, de Thomas Bernhard, encenado em 1996 e que rendeu à Maria Alice Vergueiro os prêmios Shell e Mambembe de melhor atriz, e a Chirolli as indicações aos prêmios Shell de melhor diretor e Sharp de melhor espetáculo.

A ideia de montar As Três Velhas surgiu após o encontro de Maria Alice Vergueiro e Jodorowsky no CCBB em São Paulo, quando o autor veio para falar de seus filmes. “Ele também é tarólogo e ao me tirar um tarô fiquei curiosa para conhecer melhor o trabalho dele. E foi assim que tomei contato com a peça. Tudo o que ele escreve é muito poético e seus textos não são fechados, eles deixam espaço para o trabalho do diretor e ator”, conta Vergueiro, que também se inspirou no filme Santa Sangre, película cult com direção de Jodorowsky, para montar a aguardada montagem que chega à cidade em clima de expectativa.

Serviço: As Três Velhas

Data: De 8 de abril a 1º de maio (quinta a sábado, às 21 horas, e aos domingos, às 20 horas)

Local: Teatro I do CCBB

Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)  – Meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)

Classificação indicativa: Livre

Informações: 3310-7087

Fotos: Divulgação.