
Para encerrar, a programação da primeira quinzena de junho, no dia 19, às 14h, a BDB promove uma roda de conversa virtual com o Embaixador António Sampaio da Nóvoa. O tema será “A Língua Portuguesa como Língua de Cultura”, com a participação de David Rodrigues, especialista em literatura e educação, e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal.
O Embaixador António Sampaio da Nóvoa teve papel fundamental na instituição do Dia Mundial da Língua Portuguesa e compartilhará suas perspectivas sobre o fortalecimento da importância cultural e histórica da língua, que é o quarto idioma mais falado do mundo, com 260 milhões de pessoas, como língua oficial, na América do Sul (Brasil), África (Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe), Europa (Portugal), Ásia (Timor-Leste e na região de Macau (China).
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.