Depois de anos, a Biblioteca Demonstrativa reabre com programação cultural online

De 18 a 30 de janeiro.

Fotos: BDB Cultural. Divulgação.

Depois de um longo hiato, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) retoma as atividades. Em maio de 2014, o prédio foi interditado pela Defesa Civil e depois de um longo processo de mudanças de gestão por parte de órgãos do governo, finalmente reabre as portas em 2021, agora sob responsabilidade do Ministério do Turismo em parceria com a instituição Voar Arte para Infância e Juventude.

A programação de reabertura traz palestras, apresentações, exposições, oficinas  e eventos que serão realizados ao longo dos próximos 15 meses. Devido à pandemia da Covid-19, porém, a BDB não poderá receber o público em um primeiro momento, mas ainda em 2021, e em condições de segurança sanitária, seu prédio deve reabrir ao público. 

No dia 18 de janeiro, a Demonstrativa será aberta de modo digital, às 19 horas, com a contadora de histórias Nyedja Gennari, que apresenta a trajetória da instituição de forma divertida. No dia 19, também às 19 horas, ela volta a brindar o público com suas palavras para uma  homenagem aos 60 anos de Brasília que também não puderam ser comemorados em razão das  restrições da pandemia.  

No dia 23, a primeira turma do curso de violão já se reúne para aulas on-line. Os interessados em participar têm até o dia 22 de janeiro para se inscreverem. Já no dia 25, ocorre a primeira edição do BDB é show, com o espetáculo remoto da atriz, cantora e escritora Lilia Diniz, intitulado “Jacá de Cantiga, Prosa e Verso” .

No dia 26, a agenda terá o primeiro encontro do ciclo de debates e palestras. Os convidados  são Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Ana Maria Souza, presidente do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS) e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), ambos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Eles falarão sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade.  

No dia 29, a BDB Cultural realiza seu primeiro sarau eletrônico com a participação de poetas,  músicos e cantores de Brasília sob a coordenação do poeta Mauro Rocha e dos curadores de artes cênicas, literatura e música da BDB Cultural. No dia 30, a segunda turma do curso de  violão se reúne on-line. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de janeiro.

Foto: Gustavo Cordeiro.

Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB)
Endereço: SHCS EQS 506/507 – Asa Sul
Informações: Instagram e Facebook