O IV BIFF – Brasília International Film Festival acontece de 6 a 15 de novembro no Cine Brasília e no Cine Cultura Liberty Mall, selecionou 16 produções inéditas para a mostra competitiva, dividida, este ano, em ficções e documentários, e contará, ainda, com mostras paralelas, debates e uma homenagem ao diretor, roteirista e produtor de cinema argentino Luis Puenzo.
Foram mais de 200 inscritos, dos quais foram selecionados oito para a Mostra Competitiva Ficção e oito para a Mostra Competitiva de Documentários. São longas metragens de várias partes do mundo: Itália, Índia, Bélgica, Bulgária, Cuba, México, Argentina, Paraguai, Alemanha, Áustria, Espanha e Brasil. A curadoria foi feita por Nilson Rodrigues, diretor do BIFF, Anna Karina de Carvalho, diretora de programação do BIFF, pela cineasta e professora Erika Bauer e pela jornalista e produtora Lorena Quintas.
O homenageado deste ano será Luis Puenzo, que virá a Brasília especialmente para o festival. O público terá a chance de assistir desse conceituado diretor argentino A História Oficial, primeiro filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro e que completa 30 anos de lançamento em 2015. O filme conta a história de uma professora que começa a suspeitar que adotou a filha de presos políticos durante a ditadura militar.
A programação contará ainda com a mostra Cuba – Cinema e Revolução, que trará obras importantes como Retrato de Teresa, Benny, Morango e Chocolate, além do superclássico Memórias do Subdesenvolvimento (1968), de Tomas Gutierrez Alea, que mistura imagens documentais e ficção para fazer um relato da sociedade cubana pós-revolução por meio da visão de um rico aspirante a escritor, que permanece no país após sua família e amigos fugirem para Miami.
As crianças também serão contempladas na programação do BIFF com a mostra Mundo Animado, que exibirá a produção russa Kikoriki – A Turma Invencível, sobre um grupo de amigos que encontram um velho aparelho de televisão e acabam sendo transportados para uma grande aventura para salvar o planeta Terra. Essa mostra será gratuita e oferecida a alunos de escolas publicas do DF.
FILMES SELECIONADOS:
Mostra Competitiva Ficção
O Silêncio (The Silence), de Gajendra Ahire – Índia
Uma Realidade Por Segundo (Una réalité par seconde), de Karim Ouelhaj – Bélgica
Mergulho em Sozopol (The sinking of Sozopol), de Kostadin Bonev – Bulgária
A Obra do Século (La Obra del Siglo), de Carlos Quintela – Cuba
O Começo do Tempo (The Beginning of time), de Bernardo Arellano – México
Como Ganhar Inimigos (Como ganar enemigos), de Gabriel Litchmann – Argentina
Lua de Cigarras (Luna de Cigarras), de Jorge Diaz Bedoya – Paraguai
Labirinto de Mentiras (Im Labyrinth des Schweigens), de Giulio Ricciarelli – Alemanha
Mostra Competitiva de Documentários
O Sentido da Criação (Shoulder the Lion), de Patryk Rebisz,/ Erinnisse Rebisz – Estados Unidos
A Sua Felicidade Não Esta no Biscoito Da Sorte (The fortune you seek is in another cookie), de Johannes Gierlinger – Áustria
Um Guia Para Famílias Curiosas (Unlearning), de Lucio Basadonne / Anna Pollio – Itália
Uma Historia Aprisionada (23 30 Una historia cautiva), de David Marrades Escribá – Espanha
Internet – Além da Fronteira (INTERNAT), de Maurilio Mangano – Itália
Em Busca Da Identidade (La Trocha), de Lionel Rossini – França
O Sorriso Verdadeiro (La Sonrisa Verdadera), de Juan Rayos – Espanha
Crônicas da demolição, de Eduardo Ades – Brasil
Serviço: IV BIFF – Brasilia International Film Festival
Data: De 6 a 15 de novembro
Local: Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Cine Cultura Liberty Mall (SCN – Quadra 2 – Bloco D)