O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu, na tarde desta sexta-feira (13), delegação indiana para discutir possibilidades de cooperação entre Brasil e Índia. Entre as propostas apresentadas pelo Embaixador da Índia no Brasil, B. S. Prakash, estão a realização da Mudra – Mostra Cultural da Índia e a criação do Centro Cultural de Indianos no Brasil. Representantes dos dois países propuseram, ainda, troca de experiências sobre cinema de animação, com programas de capacitação, intercâmbio de especialistas e cooperação em desenvolvimento de softwares.
Juca Ferreira demonstrou receptividade às propostas, que podem ser efetivadas: “Embora sejam poucos os grupos que representam a cultura indiana no Brasil, há um enorme interesse do público pela cultura milenar da Índia”, afirmou Ferreira.
Proposta inicialmente para maio de 2011, a Mudra – Mostra Cultural da Índia poderá acontecer em três cidades brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Dança, música, exposições, cinema, arte infantil compõem o festival, que também prevê a realização workshops e mesas de debates.
O Centro Cultural de Indianos, de acordo com a proposta apresentada, pode ser construído em São Paulo. A Índia possui este tipo de espaço em 15 países, mas o centro construído no Brasil seria o da América Latina.
B.S Prakash defendeu que mercado de animação indiano é referência mundial, e que estabelecer acordos de cooperação Brasil-Índia seria enriquecedor para os dois países: “Já temos uma parceria sólida, que une Bollywood e Hollywood, e queremos também fortalecer os laços com o Brasil”, afirmou Prakash. Juca Ferreira afirmou que pretende enviar especialistas para festival de animação que ocorre anualmente na Índia.
Fonte: Anderson Falcão, Comunicação Social/MinC.