Como forma de celebrar a criatividade que inspira a cultura LGBTQIA+, o Distrito Drag lança no próximo dia 22, o Calendrag 2024. O lançamento da publicação é no auditório do Museu Nacional da República, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. Para a sétima edição do calendário, o tema escolhido é “Arte surrealista e cultura drag”.
Para os ensaios que ilustram cada mês da publicação, o Distrito Drag convidou artistas que são destaque na arte LGBTQIA+ em todo o País: Gal Maria, Adora Black, Petra Peròn, Danny Cowlt, Botânika Bitch, Larissa West, Hellena Borgys, Don Valentim, DesiRée Beck, Aimée Lumière, Luna Lovegroo, Vanilla Jezz, Crystal Monroe, Ysadora Davina, Pérola Negra e Henriel Menezes.
A direção artística do Calendrag 2024, que tem na capa uma das pioneiras da arte transformista no DF, a cantora Gal Maria, é assinada por Christus Nóbrega, Victor Baliane, Nágila GoldStar e Mary Gambiarra e a direção geral é de Ruth Venceremos e Thiago Sabino. A arte surrealista, presente no tema desta edição, foi trabalhada pelos fotógrafos Pedro Lacerda, George Lucas, Junior Telles, Alex Santana, Thiago Sabino e Yago Moreira.
A cada ano o coletivo busca inspiração em um tema ligado à arte como ferramenta transformadora. Para Ruth Venceremos, diretora do Distrito Drag, assim como o surrealismo, a arte drag é uma expressão artística de vanguarda que valoriza a liberdade de criação. “A força da arte transformista e o fato de nos inspirarmos em obras de mulheres surrealistas foi algo que se conectou muito bem com o nosso fazer artístico”, explica.
No palco do auditório, o lançamento do Calendrag recebe as performances das drag queens Carrie Myers, Ginger Mc.Gaffney, Licorina Imperia e Linda Brondi. A apresentação é de Mary Gambiarra.
Lançamento do Calendrag 2024
22 de novembro (quarta) às 19 horas
Auditório do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Entrada gratuita
Classificação etária: 14 anos
Instagram: @distritodrag