
Renato Acha
Depois de atrar milhares de visitantes ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) com filas a perder de vista, é a vez de Brasília receber a mostra de Michelangelo Caravaggio (1571-1610). São seis obras do grande artista do barroco italiano: As telas San Girolamo che scrive, San Francesco in meditazione, Ritratto di cardinal, San Giovanni Battista che nutre l’ Agnello, Medusa Murtola e San Gennaro decollato o Sant’ Agapito.

O mestre do chiaro escuro (claro-escuro), técnica em que predomina o uso de luzes e sombras, foi o precursor do barroco europeu, marcado por cenas com forte carga dramática. A pérola da exposição é a célebre “Medusa Murtola”, que foi recentemente reconhecida como uma obra autêntica de Caravaggio.

A exposição encerra a programação do MIB (Momento Itália-Brasil) em grande estilo. A cerimônia de inauguração está marcada para sexta (5 de outubro) às 11 horas, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff. As obras ficarão expostas de 6 a 14 de outubro, de 9 às 19 horas. As visitas serão feitas em grupos de 35 a 40 pessoas, por motivos de segurança.
Ritratto di Cardinale Benedetto Giustiniani. San Francesco in meditazione. Reprodução.
Serviço: Caravaggio
Visitação: De 6 a 14 de outubro de 2012
Horário: De 9 às 19 horas
Local: Salão Leste do Palácio do Planalto (Praça dos Três Poderes)
Acesso livre.