A exposição “Carolina vive” abre na Câmara nesta segunda.

Divulgação.

O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados abre a exposição “Carolina vive” em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus nesta segunda-feira, 22, às 9 horas, no Hall da Taquigrafia, Anexo II. A homenagem de iniciativa da Câmara Municipal de Sacramento (MG), cidade natal da escritora, está inserida nas comemorações do mês da Consciência Negra. A mostra traz o diário original, fotos e documentos da escritora negra e favelada, que para sobreviver, catava papéis nas ruas de São Paulo.

Divulgação.

Na quinta-feira, 25, às 18 horas, no Auditório da TV Câmara, o ator mineiro Wilson Rabelo apresenta o monólogo, de sua criação, “Carolina, o luxo do lixo” adaptado do livro da autora “Quarto de Despejo“. O Espetáculo foi contemplado com o prêmio Circulação Literária 2010 do Minc – Funarte. Já apresentou o monólogo em Sacramento por diversas vezes, na inauguração do Museu Afro em São Paulo e em diversos eventos relacionados à escritora.

Divulgação.

Wilson Rabelo é um ator que vive no Rio de Janeiro e já atuou em produções globais como a minissérie JK, novela Sete Pecados, Amazonas e Malhação.

Carol e Clarice Lispector. Divulgação.

No Canindé, favela onde morava, Carolina tinha o hábito de escrever sobre as dificuldades que vivia no dia-a-dia. Ela foi descoberta em 1958 pelo repórter Audálio Dantas que havia sido pautado para retratar o cotidiano nas favelas. O repórter encantado com o que leu, principalmente por vir de uma pessoa sem instrução, conseguiu a publicação dos escritos de Carolina resultando no best-seller “Quarto de Despejo” que vendeu mais de um milhão de cópias, foi traduzido para 14 idiomas e vendido em 40 países. Carolina de Jesus representa um símbolo da luta pela emancipação feminina e pela ascensão social das classes menos favorecidas. Embora tenha conhecido a fama, morreu muito pobre.

Serviço: “Carolina vive

Local: Hall da Taquigrafia – Anexo II Câmara dos Deputados.
Data: 22 a 26 de novembro de 2010, das 9h às 18h.
Livre para todas as idades.

Entrada Franca.

Realização Câmara Municipal de Sacramento – Minas Gerais.