Cinema e Cordel se encontram na Aliança Francesa nesta quinta.

Sylvie Debs. Foto: André  Fossati. Divulgação.
Sylvie Debs. Foto: André Fossati. Divulgação.

O livro Cinema e Cordel – Jogo de Espelhos, da escritora francesa Sylvie Debs, ganha lançamento no auditório da Aliança Francesa nesta quinta (17 de setembro) às 18:30. A autora ministra palestra e recebe convidados para uma exposição de literatura de cordel, exposta em varal com xilogravuras. O evento contará com a participação de repentistas da cidade e tem entrada franca.

Estudiosa do cinema nordestino, Sylvie Debs segue caminho singular nos estudos do cinema brasileiro. Em tempos de exaltação de valores e modelos de mercado, ela investiga as formas tradicionais de expressão artística do povo brasileiro. No livro, aborda que a poesia popular do Nordeste, escrita em folhetos de cordel ou improvisada nas cantorias, tem inspirado, ao longo de décadas, o cinema brasileiro.

Sylvie Debs é doutora em literatura comparada pela Universidade Le Mirail de Toulouse, Sylvie Debs é considerada uma das maiores especialistas de cinema brasileiro na França. Já publicou Patativa do Assaré (2000), Os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional (2002) e Brasil: o ateliê dos cineastas (2004), assim como artigos sobre cinema, literatura de cordel e cultura popular, em revistas especializadas. Com experiência em difusão e cooperação cultural, Sylvie Debs exerce o magistério na Universidade de Estrasburgo, França.

Serviço: Lançamento do livro e exposição “Cinema e Cordel – Jogo de Espelhos”
Data: 17 de setembro (quinta) às 18:30
Local: Auditório da Aliança Francesa (SEPS EQ. 708 / 907 Avenida W4 lote A)
Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre.
Informações: 3262-7618.