Torre de TV recebe festa gratuita para comemorar os 15 anos do Circo Teatro Artetude.

17 de julho.

Foto: Diego Bresani. Divulgação.
Foto: Diego Bresani. Divulgação.

O Circo Teatro Artetude celebra 15 anos com uma grande festa na Torre de TV no domingo (17 de julho) com acesso livre. O público é convidados a festejar com os Irmãos Saúde, com som, luz, uma tela de cinema e uma pequena rádio ambulante.

A bordo da “Lindinha”, o ônibus super equipado, eles percorrem milhares de quilômetros, chegam a lugares remotos do Brasil muitas vezes nem localizados no mapa. De longe, até parecem uma miragem no cenário de impossibilidades culturais.

Assim, dando várias voltas pelos quatro cantos do país, o Circo Teatro Artetude, fundado pelos irmãos Ankomárcio e Ruiberdan Saúde, completa 15 anos de estrada. No combustível, a vontade de transformar o mundo. Plantar uma semente em cada plateia, com brincadeiras, irreverência e convite à reflexão. A cada partida, deixam para trás risos e a possibilidade de um novo olhar sobre si, o outro e o mundo.

Afinados com a tradição mambembe mas sempre atentos às novas tecnologias, a trupe é reconhecida como “mambembe contemporânea” por seguirem a tradição de itinerância aliada à inovação de linguagens. “Temos que descobrir sempre novos caminhos para poder se comunicar com essa nova geração que já nasce e se desenvolve conectado a celulares e computadores”, explica Ankomárcio Saúde, o palhaço Chaubraubrau.

Entre os convidados para essa celebração circense, o músico e produtor Cacai Nunes com seu Forró de Vitrola, e o grupo Pé de Cerrado, com o qual o Artetude desenvolve trabalhos há mais de dez anos. “São pessoas que têm uma identificação com a nossa arte. São nossos amigos, irmãos e palhaços”, explica Ankomárcio.

Na programação, dois espetáculos que marcaram a carreira da dupla: “O Grande Circo dos Irmãos Saúde” e “Brincadeiras de Circo”. Neles, os palhaços utilizam diferentes técnicas e chamam atenção, de forma lúdica, para temas que norteiam as escolhas cotidianas: sexo, fé, autoridade, consumo, preconceito e educação. “O palhaço sempre vai dizer nas entrelinhas um pouco daquilo que pensa e sente. Nem sempre ele estará certo, mas seguramente será verdadeiro. Talvez seja isso que aproxime tanto esse personagem do público. É a humanidade que carrega”, diz Ankomárcio.

Programação:

11h – Sessão especial para a garotada – espetáculo “Brincadeiras de Circo”
17h – Forró de Vitrola
18h – Apresentação do espetáculo “O Grande Circo dos Irmãos Saúde” – gravação do DVD
19h30 – Pé de Cerrado
21h às 23h – Forró de Vitrola

Circo Teatro Artetude foto Rabelo
Serviço: Festa de 15 anos dos Circo Teatro Artetude com Irmão Saúde, Pé de Cerrado e Forró de Vitrola
Local: Torre de TV
Data: 17 de julho (domingo) de 17 às 23 horas
Sessao infantil às 11 horas
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.