Graça Ramos, curadora da mostra “Sutilezas e Ilusões”, vai falar sobre o “Erotismo na obra de Clarice Gonçalves”. O encontro é nesta sexta (9 de maio), às 19 horas, na Galeria Olho de Águia (CNF1, Edifício Preamar, Bloco D, Loja 12, Taguatinga).
A mostra “Clarice Gonçalves – Sutilezas e Ilusões”, em cartaz no Elefante Espaço Cultural, traça uma retrospectiva dos dez anos de produção da artista brasiliense. São cinquenta obras entre óleos sobre tela, acrílicos sobre cartão e desenhos. Clarice cria a partir de imagens aleatórias, preferencialmente aquelas esmaecidas pelo tempo em que não se pode mais ver um rosto real.
“Gosto de ver fotos de livros e retratos de famílias, em especial as que não conheço. Delas, tiro o âmago da imagem, sua essência para escrever uma outra história”, revela a artista. A mulher é tema central de sua narrativa pictórica, em cenas teatralizadas, oníricas, bucólicas e por vezes retrata o cotidiano.
“Vejo algo além da imagem da fotografia que me leva a criar uma nova realidade no âmbito mental, que pode ser divertida ou cotidiana”, completa. Aliada das imagens, as frases que viram os títulos das telas passam pelo mesmo processo. São coletadas da vida diária, das conversas de outras pessoas ouvidas por acaso ou de textos de jornais. Quando um quadro estiver pronto, então, uma frase sairá do bloco de anotações e fará par com a obra. “O título é uma outra janela. Como se fosse um haicai (poesia japonesa) direcionado para as sensações”.
Serviços:
Bate-papo: “Erotismo na obra de Clarice Gonçalves”
Data: 9 de maio (sexta), às 19 horas
Local: Galeria Olho de Águia (CNF1, Edifício Preamar, Bloco D, Loja 12, Taguatinga)
Exposição “Clarice Gonçalves – Sutilezas e Ilusões
Visitação: Até 6 de junho. De terça a sábado, das 14:00 às 18:30
Local: Elefante Centro Cultural (W3 Norte, quadra 706, entre os blocos B/C, Loja 45)
Classificação: 18 anos