
A exposição Coisa de Índio está montada no gramado do Eixo Monumental (Próximo ao Memorial dos Povos Indígenas) de 10 a 12 de maio. A mostra integra o Projeto Alma Brasileira e foi lançada na aldeia Juçaral (Maranhão). Agora será exibida no Acampamento Terra Livre (ATL), com abertura nesta teça (10 de maio) às 19:30.
O público presente também vai conferir o lançamento da animação A Festa dos Encantados, produzida pelo Coletivo 105, inspirada na lenda que narra a origem das festas tradicionais Guajajara. Serão exibidos, além da exposição fotográfica, documentários produzidos por jovens Guajajara como resultado de oficinas de comunicação sobre produção audiovisual, internet, redação e fotografia.
https://www.youtube.com/watch?v=87iSbYsVUVY&feature=youtu.be
A animação é a primeira narrativa dos Guajajara a se tornar filme. A obra retrata a origem das celebrações de um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. O Povo Guajajara habita a Terra Indígena Araribóia, situada próxima ao município de Amarante (MA).
Dirigida por Masanori Ohashy, designer e artista plástico, a animação digital em 2D inspira-se no grafismo e demais elementos visuais Guajajara para, com formas geométricas e cores vivas, contar como um índio, que procurava pelo irmão perdido, encontrou um mundo subterrâneo, habitado por seres encantados.
Ali permaneceu até aprender todos os rituais e cânticos de várias celebrações, sendo a Festa do Mel a mais importante delas. Com saudade da família, voltou para seu povo e passou a contar as histórias e a ensinar, na sua aldeia de origem, tudo o que havia aprendido com os encantados. Antes disso, de acordo com a lenda, os Guajajara não realizavam festas.
A ideia de fazer a animação veio a partir do contato da equipe do Coletivo 105 de Comunicação com a narrativa do ancião Tàmuiz Vicente Hamo’i, que teve o cuidado de dizer: “é a história que eu ouvi dos antepassados. Não é minha. Eu não vi, mas ouvi os mais velhos falando. As festas do Guajarara foram emprestadas pelos encantados”. Segundo Sônia Guajajara, uma das idealizadoras do Projeto, “a iniciativa contribui para a autonomia dos povos indígenas e pode ser adequada e multiplicada para outras etnias, além dos Guajajara”.
A Exposição Fotográfica que estará em Brasília foi lançada no Território Araribóia durante a Festa do Mel, no ano passado, e expõe cenas do ritual e dos ensaios que o antecedem, além do cotidiano dos Guajajara.
Para Mauro Siqueira, roteirista do Coletivo, ter inaugurado a exposição na aldeia foi um marco. “Os indígenas deram depoimentos afirmando que era uma iniciativa inédita já que o usual é que eles sejam fotografados, filmados, entrevistados, tenham seus grafismos estampados em camisetas e nunca vejam o resultado disso, física ou monetariamente”.
Serviço: Lançamento da exposição “Coisa de Índio” e do curta “A Festa dos Encantados”
Data: 10 de maio (terça), às 19:30, na tenda Coisa de Índio.
Local: Acampamento Terra Livre pelo Direito de Viver (Ao lado do Memorial dos Povos Indígenas no Eixo Monumental, próximo ao Memorial JK)
Informações: www.coisadeindio.com.br
www.facebook.com/bras.alma
www.coletivo105.com.br