Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL).

Brasato de Matambre ao vinho branco e Tucupi acompanhado de polenta cremosa do restaurante Dom Francisco

O XVIII Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) acontece nos dias 2 e 3 de novembro no Hotel Brasília Palace, com a presença dos credenciados e diretores da entidade. “Brasília será o palco perfeito para realizarmos um grande Congresso.”, conta Rodrigo Freire, diretor-regional da ARBL em Brasília e Goiânia.

A Associação da Boa Lembrança surgiu em 1994, em Petrópolis (RJ), com o objetivo de promover o desenvolvimento da gastronomia brasileira e representar um grupo de restaurantes com excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A entidade também visa preservar e estimular o desenvolvimento das culinárias locais que compõe o cenário gastronômico do Brasil.

O italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, resolveu estimular no Brasil o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, um objeto que é mais que um souvenir, uma peça de arte exclusiva, pintada à mão, colecionada e disputada.

O congresso vai apresentar resultados, prestação de contas, planejamento das ações, exposição de projetos e novos parceiros, aprovação de novos candidatos, relatório dos festivais e eventos, assuntos relativos ao prato da Boa Lembrança e ao clube do colecionador, além de definição do calendário de eventos 2014. Um dos momentos mais esperados do evento é o anúncio dos novos restaurantes associados, que só recebem autorização para entrar após aprovação durante a plenária anual.

“Brasília é um dos pólos gastronômicos de maior destaque no Brasil e realizar o Congresso na cidade reforça ainda mais esse conceito e sua relevância para a Associação.” Ressalta André Generoso, atual diretor-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

A abertura acontece no dia 2 (sábado), às 20 horas, com coquetel de abertura para os congressistas. No domingo (3), estão previstas plenárias durante todo o dia. À noite acontecerá o tradicional Jantar Beneficente, único momento aberto ao público do Congresso. Os interessados poderão desfrutar de um menu elaborado por quatro chefs associados. Quem participar do jantar ganhará o prato de cerâmica exclusivo do Congresso como recordação. Uma das peças mais disputadas entre os colecionadores. O valor do convite para o Jantar Beneficente é de R$150 por pessoa e pode ser comprado nos restaurantes Dom Francisco, Oliver e Villa Tevere, ou em contato direto com a ONG Amigos da Vida através do telefone (61) 3234-5740, falar com Rafael Cisne.

Nesta edição do jantar, que reunirá 150 pessoas no restaurante Dom Francisco (ASBAC), o cardápio fica a cargo de Ângela Sicilia (Dom Giuseppe Comercio e Serviços Ltda – EPP) que prepara Camarão crocante na tapioca para a entrada; Beth Beltrão (Viradas do Largo/MG) faz para o primeiro prato uma “Misturinha Chocante” de arroz, temperos e filé de frango; Francisco Ansiliero (Dom Francisco/DF) prepara Brasato de Matambre ao vinho branco e Tucupi acompanhado de polenta cremosa como opção para o segundo prato. O chef César Santos (Oficina do Sabor/PE) faz Cremoso de queijos nordestinos na calda de cagaita com cocada de Barú para a sobremesa.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é parceira e apoiadora da Boa Lembrança, por meio do Gastronomia Responsável. Esse movimento incentiva a produção de pratos que unem gastronomia e conservação da natureza, seguindo quatro princípios: uso de ingredientes orgânicos, não utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício. No XVIII Congresso da Boa Lembrança, o menu do jantar beneficente agrega esses quatro princípios. O Camarão crocante na tapioca na entrada da chef Ângela Sicília será feita por um crustáceo de espécie com a pesca controlada e a tapioca é um produto nativo dos índios da Amazônia. A “Misturinha Chocante” de arroz, temperos e filé de frango da chef Beth Beltrão será composta de produtos caseiros de pequenas comunidades. A carne utilizada na receita do chef Francisco Ansiliero, Brasato de Matambre ao vinho branco e Tucupi acompanhado de polenta cremosa, segue uma criação com manejo e abate diferenciado, resultando em um produto de qualidade. A sobremesa do chef César Santos será feita com queijos do Nordeste produzido por pequenos produtores e frutos do cerrado como o Baru e a Cagaita.

Parte da renda do Jantar será doada à instituição Amigos da Vida que cuida de crianças portadoras do vírus HIV. Ao todo são mais de 500 atendidas pela ONG nas seis brinquedotecas instaladas em Brasília e uma no Rio de Janeiro. “Nosso foco é trabalhar com as crianças, pois elas tiveram a inocência roubada pelo vírus e pela negligência dos adultos. “, explica Christiano Ramos, fundador da Amigos da Vida.

Serviço: XVII Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança

Data: 2 e 3 de novembro
Local: Hotel Brasilia Palace

Jantar Beneficente

Data: 3 de novembro (domingo) às 20 horas
Local: Restaurante Dom Francisco (ASBAC)
• Entidade Beneficiada: Amigos da Vida
• Valor: R$150,00 – “convite individual e indispensável a apresentação na entrada”
• Quantidade: 150 pessoas
• Informações e venda: ONG Amigos da Vida (61) 3234-5740 – Rafael Cisne;
• Chefs convidados: Angela Sicília; Beth Beltrão; Cesar Santos; Francisco Ansiliero