“O título da exposição vem da reflexão, a respeito das teorias de que a pintura teria morrido, diante de tantas discussões conceituais e experimentações dos artistas com o meio no século XX”, conta Marcelo Campos.
O coletivo Territórios discorda da opinião do curador e apresenta um panorama de identidades múltiplas, com discussões amplas e repertório de imagens, algumas vezes, advindos de observações sobre religiosidade, casas interioranas, feiras livres, populações marginais ou citações da própria pintura histórica.
Os artistas têm atuado no circuito de arte, mostrando suas pesquisas em diversos museus, centros culturais e galerias, contribuindo para a legitimação da produção da nova geração de pintores do país. O curador pesquisa sobre a noção de brasilidade na arte, tocando em questões de território, regionalismo e globalização, tanto com suas curadorias quanto com os textos.
Atividades complementares:
O projeto irá realizar palestra com o curador e os artistas, também gratuita, na quarta-feira (15), às 19h. Além disso, será lançada uma publicação, em formato acessível, com texto do curador e fotos das obras e exposições, que terá distribuição gratuita.
Serviço: Crer em Fantasmas: Territórios da Pintura Contemporânea
Visitação pública: de 15 de maio a 30 de junho de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário de visitação: das 9h às 21h
Local: Caixa Cultural Brasília – Galerias Piccola I e II (Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício anexo à matriz da Caixa).
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Entrada franca
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência