“Cyber Art”, do francês Zaven Paré, entra em cartaz na Caixa com oficina e palestra.

    Divulgação.

    A relação Arte/Robótica é o tema da exposição Cyber Art, na CAIXA Cultural de Brasília (DF). A mostra é uma retrospectiva dos 25 anos de carreira do artista plástico francês Zaven Paré e apresentará ao público seis obras – entre marionetes eletrônicas, robôs e esculturas –, 67 desenhos e ainda uma videoinstalação. Estará aberta ao público na Galeria Vitrine a partir do dia 15 de outubro, com entrada franca.

    No lugar de pincéis e telas, encontram-se parafusos, projetores, metais, computadores e diversas engenhocas que dão vida a marionetes eletrônicas, autômatos e outros seres (quase) humanos.

    Sempre inovando no cenário das artes performáticas, Zaven mescla experiências em mecânica, ótica e acústica, por meio de dispositivos eletroeletrônicos, para a criação de obras que interagem com o público. “São objetos antropomórficos, fragmentos do corpo humano ou de animais, na forma de projetos, esculturas ou instalações“, explica o artista.

    Para esta exposição, Zaven compartilha com o público o que é provavelmente uma das suas mais memoráveis experiências, realizada na presença de um robô: o famoso clone do Professor Ishiguro, uma máquina chamada Geminoid.

    O trabalho realizado na presença do andróide gerou a performance “Uma maçã foi comida na presença de um robô“. A experimentação foi editada para ser apresentada na forma de uma videoinstalação, com duração de 10 minutos – um vídeo com uma análise do antropólogo francês Emmanuel Grimaud.

    O resultado ultrapassa a reunião de um conjunto de peças e componentes e é fruto da justaposição de diferentes técnicas. As máquinas de Paré consistem na utilização de diferentes tecnologias, incluindo a mecânica, a ótica, a eletricidade e a eletrônica.

    Tema ainda pouco explorado, a arte eletrônica vem ganhando força em todo o mundo e tem na figura de Paré um de seus pioneiros. A originalidade dos modos de apropriação e das práticas necessários à produção desses artefatos rendeu a Zaven Paré um convite para trabalhar em prestigiados laboratórios de robótica no Japão em 2009.

    Além da mostra, haverá oficinas gratuitas de marionetes eletrônicas e palestra com o artista (vagas limitadas).

    Zaven Paré expôs a sua primeira estrutura biônica no Museu de Arte Moderna de Paris há 25 anos. Hoje, como uma das principais referências da ciberarte, realiza pesquisas no Japão com os maiores nomes da robótica contemporânea.

    Seu trabalho mescla mecânica, ótica e acústica, por meio de dispositivos eletroeletrônicos, à procura de possíveis e impossíveis objetos em constante interação com o espectador.

    Destaque também para a cenografia – Zaven criou desde projetos clássicos como o cenário de Don Giovanni para a Ópera de Bastille, até as projeções circulares da lendária turnê de  (1990). No Brasil, ficou conhecido do grande público pela cenografia da exposição Surrealismo, do CCBB (2001).

    Pioneiro, foi o inventor de uma interface que permite clonar um ator e controlar os movimentos de sua face por meio de um teclado. Com esta tecnologia, criou a obra “Cachorro bicéfalo” para a encenação “El colóquio de los perros”, de Miguel de Cervantes (2003).

    Zaven Paré estudou na École Nationale des Beaux Arts de Paris. Formado em Artes Plásticas, é mestre pela Université de Vincennes-Paris VIII e doutor pela Université Paul Verlaine de Metz, na França.

    Também foi titular, por duas vezes, da bolsa Étant Donné, do French American Fund of Performing Arts; titular da bolsa RioArte, na categoria Arte e Tecnologia; e da bolsa da Villa Kujoyama, em Kioto, no Japão.

    Serviço: Exposição CyBer Art de Zaven Paré

    Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Vitrine

    Abertura para convidados e imprensa: 14 de outubro, às 19h

    Visitação: 15 de outubro a 15 de novembro de 2010

    Horários de visitação: diariamente, das 9h às 21hEndereço: SBS Qd. 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA

    Telefone: (61) 3206-9448

    Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9450 (de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 18h)

    Classificação etária: livre

    Entrada franca

    Acesso para portadores de necessidades especiais

    Oficina e Palestra

    Inscrições: kecaeruas@gmail.com

    Oficina de Marionete Eletrônica

    14 e 15 de outubro de 2010

    das 14h às 18h

    Palestra Animismo Tecnológico

    15 de outubro, às 18h