Museu de Arte de Brasília recebe o Dia da África neste sábado

Divulgação.

Em comemoração ao Dia Internacional da África, celebrado no dia 25 de maio, o Sistemas Fecomércio-DF e embaixadas se uniram para promover o 1º Dia da África com arte, moda, música e gastronomia no Museu de Arte de Brasília neste sábado (27), de 16 às 22 horas, com entrada franca.

Odara Kadieji.

A DJ e produtora musical brasiliense Odara Kadiegi, filha de mãe angolana e pai carioca, comandará o som no MAB. Às 17 horas, vão desfilar na passarela 15 modelos da agência 3 Models com roupas tradicionais de 32 países africanos. Cabelo, maquiagem e produção do desfile ficarão por conta de professores e alunos dos cursos do Senac. O momento de moda conta com apoio da Brasília Trend Fashion Week e do Grupo Cirandinha.

No local, haverá praça de alimentação com comidas típicas africanas e brasileiras, com pratos senegaleses, quenianos e também o tradicional acarajé baiano. O senegalês naturalizado brasileiro Ousmane Mbaye, radicado em Brasília e dono da marca Dior Thiam, de roupas típicas africanas, colocará suas peças à venda durante o encontro cultural.

Ousmane Mbaye.

Além disso, o MAB está recebendo 105 itens entre arte, artesanato e têxteis africanos, fornecidos por 16 embaixadas. O visitante também poderá apreciar 25 obras do acervo do museu que foram produzidas por artistas pretos ou que trabalham com a temática étnica, como Emanoel Araújo, Rubem Valentim e Miguel Rio Branco. A exposição ficará aberta até 26 de junho.

Os países que representam o continente africano são Togo, Argélia, Malaui, Cabo Verde, Gana, Gabão, Marrocos, Camarões, Quênia, Guiné-Bissau, Zimbábue, Nigéria, Botsuana, África do Sul, Egito e Tanzânia.

1º Dia da África Arte, Moda, Música e Gastronomia
27 de maio (sábado) de 16:00 às 22:00 – Desfile de Moda às 17:00
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)