Dia Nacional da Espanha tem rica programação.

Paco Jimeno. Divulgação.

Renato Acha

Dia Nacional da Espanha é comemorado em 12 de outubro, quando Cristóvão Colombo descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), quando na verdade acreditava ter chegado na Índia. A Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes se uniram para homenagear a data com uma vasta programação cultural que tem início na Sala Villa-Lobos, no dia 6 de outubro às 20 horas, com  Más que Palabras.

Uma conjunção de elementos apresenta um espetáculo mágico. No violão, a presença de Paco Javier Jimeno se funde à delicada voz de Ana Fargas e à dança inspiradora de Charo Martin. O cenário colorido tem clima dramático, com sombras e luzes, ao lado da marcante guitarra que acentua sentimentos ligados ao amor, vida e morte, em um clima visceral.

Miradas en el Camiño de Santiago. Divulgação.

No dia 6 de outubro também acontece a abertura da mostra Miradas en Camiño de Santiago, no Foyer da Sala Villa Lobos.  O célebre e espiritual caminho é retratado em setenta fotografias que revelam  a paisagem, o patrimônio arquitetônico, a riqueza humana dos peregrinos e as pessoas que vivem ao longo das estradas que conduzem a Santiago. São diversos olhares de fotógrafos da Alemanha, Áustria, Grã-Bretanha, Polônia e Espanha, tais como:  Delmi Álvarez, Fernando Bellas, Tino Martínez, Javier Teniente, Xulio Villarino e Tino Viz. A mostra fica em cartaz até o dia 17 de outubro e tem entrada franca.

Alexis Soriano. Foto: Yurko Dyachyshyn. Divulgação.

No dia 9 de outubro às 20 horas é a vez do Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) sob a regência do maestro espanhol Alexis Soriano e participação do Tenor brasileiro Juremir Vieira. O maestro executará El sombrero de tres picos e Sete canções populares espanholas (Manuel de Falla), Romança da zarzuela “La Tabernera del Puerto” (Pablo Sorozábal) e a  Quinta Sinfonia (Tchaikovsky). A apresentação tem entrada franca.

DJ Barata. Divulgação.

No Dia das Crianças (12 de outubro) o CCBB recebe a primeira edição do projeto Batucada Digital, uma ação da RadioGladysPalmera.com em colaboração com o coletivo Criolina. O encontro reúne o som de artistas espanhóis e brasileiros e se divide em quatro momentos.

O primeiro, com sets individuais de cada DJ convidado, seguido de um set que será transmitido por meio de um telão dois curtas-metragem, Un perro andaluz de Luiz Buñuel e Salvador Dalí Limite de Mario Peixoto. As cenas de ambos os filmes serão mescladas e os DJs farão uma nova trilha sonora. Depois acontece um set coletivo em que os DJs farão a base para que os músicos percussionistas, cantores e outros instrumentistas se apresentem. Para encerrar, um set com um solo de dança flamenca e um set com o DJ Oops.

Programação:

  • Às 17h – DJ Barata
  • Às 18h30 – DJ Julio Moreno
  • Às 20h – Sincronâncias – El Roquer refaz a trilha dos curtas-metragem, Un perro andaluz de Luis Buñuel e Salvador Dalí Limite de Mario Peixoto.
  • Às 20h30 – DJ A
  • Às 21h30 – Batucada Digital com DJ A, DJ Julio Moreno, Mc Hadda, DJ Samuel Motta, DJ Richelmy Oliveira, DJ Barata, Nana Keshi (voz) e Danny Sousa (dançarina de flamenco ) e integrantes do grupo Capricho Espanhol.
  • Às 22h30 – DJ Oops

Programação:

Mostra fotográfica Miradas en Camino de Santiago

De 27/09 a 17/10
Local: Foyer do Teatro Nacional
Classificação indicativa: Livre 
Entrada Franca

Espetáculo Flamenco Más que Palabras  

06/10
Local: Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
Horário: 20h
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre

Concerto da OSTNCS sobre a regência do Maestro Alexis Soriano (Espanha)

09/10

Horário: 20h
Local: Sala Villa Lobos. Teatro Nacional
Entrada Franca.
Classificação indicativa: Livre

Batucada Digital com a RadioGladysPalmera.com

12/09
Horário: 17h
Local: CCBB
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Serviço: Instituto Cervantes comemora Dia da Hispanidade

Data: De 27 de setembro a 17 de outubro
Informações: 3242-0603

Site: brasilia.cervantes.es