O Coletivo de Cultura Popular, Arte e Educação Comboio Percussivo torna público o edital do Novembro Negro, um projeto colaborativo de divulgação e valorização da cultura afro e das suas manifestações que está em sua quarta edição. O objetivo do projeto é fazer um grande evento cultural híbrido (com atividades presenciais, respeitados todos os protocolos de segurança, e remotas) em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro no Brasil, cujas celebrações se estendem ao longo de todo o mês. As inscrições do edital vão de 12 a 20 de outubro.
No total, o edital vai fomentar 32 apresentações artísticas online no formato de festival nas mais diversas modalidades (música, dança, teatro, poesia, formato livre), 12 oficinas culturais nas mais diversas modalidades (canto, dança, percussão, construção de instrumento, formato livre), e 8 palestras dos mais diversos temas (cultura popular, apropriação cultural, consciência negra, música preta, religiosidade, terreiros, e temas relacionados).
Haverá ainda 1 balada virtual como encerramento das apresentações culturais. As atrações selecionadas receberão ajuda de custo proporcional ao resultado do financiamento coletivo do projeto, que irá arrecadar, por meio de divulgações e campanhas, o recurso a ser distribuído por meio do edital.
Podem se inscrever, gratuitamente, pessoas, grupos, coletivos e projetos ligados à arte negra de todo o Brasil nas modalidades ofertadas no edital. Basta que o representante do grupo ou o artista solo acesse o perfil @comboiopercussivo no Instagram e preencha a ficha de inscrição, observando as condições de participação e exigências do edital.
O vídeo-proposta, em que o artista irá se apresentar, deve ter no máximo 59 segundos e ser acompanhado das hashtags #NovembroNegro2020 #FestivalNovembroNegro2020. O resultado dos artistas selecionados será divulgado no dia 26 de outubro de 2020, no Instagram do Comboio Percussivo. Os locais e datas das apresentações serão disponibilizados via comunicado diretamente aos contemplados.
Lançamento do edital Novembro Negro
Objetivo: Fomentar 24 eventos culturais voltados à temática negra (apresentações artísticas, oficinas e palestras).
Inscrições: de 12 a 20 de outubro.
Formato dos eventos: presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança, e virtuais.
Financiamento: ajuda de custo proporcional ao resultado do financiamento coletivo para custear o edital.
A quem se destina: pessoas, grupos, coletivos e projetos ligados à arte negra de todo o país.
Divulgação dos resultados: 23 de outubro.