“Embaixada Portas Abertas” apresenta a Embaixada da Itália ao público.

Fotos: Renato Acha.

Renato Acha

Embaixada Portas Abertas é um convite ao público para conhecer a Embaixada da Itália por meio de visitas guiadas que acontecem duas vezes ao mês por meio de agendamento prévio. Uma excelente chance para adentrar a obra do célebre arquiteto Píer Luigi Nervi, construída em 1975 e inaugurada em 1977, pensada para reunir conforto, beleza e versatilidade.

A embaixada possui um acervo de obras de artistas renomados como Cândido Portinari, Maria Bonomi, Moriconi, mobiliário do irmãos Campana e objetos de extremo bom gosto que dão ao lugar ares de galeria de arte.

Moriconi.

No ano marcado pelo Momento Itália Brasil (MIB), o Embaixador Gherardo La Francesca recebeu a imprensa para falar sobre o lançamento do projeto:

Gherardo La Francesca.

“Embaixadas Portas Abertas é um título escolhido porque em 2012 o papel mais importante que as embaixadas têm que desenvolver é de serem abertas e fazer um trabalho de facilitadoras para ajudar e estimular contatos entre pessoas de vários tipos, para que as relações entre italianos e brasileiros sejam mais completas, estreitas e proveitosas. Por isto decidimos abrir a Embaixada a cada duas semanas ao público, com visitas guiadas por meio de agendamento.

Por outro lado, ficamos orgulhosos de poder mostrar algumas coisas, primeiro em uma cidade como Brasília a cidade mais interessante mundo, do ponto de vista da arquitetura moderna. Uma maravilha como Brasília foi criada e ainda está se desenvolvendo, pois uma cidade é um organismo vivente e tem que adaptar-se a condições e necessidades que lhe dão conta. Brasília é marcada profundamente por gênios como Lúcio Costa e Niemeyer e nós temos a sorte de trabalhar nesta embaixada que foi criada pelo maior arquiteto italiano do século passado, Píer Luigi Nervi.

As Máquinas de Leonardo da Vinci.

Ele criou este lugar que é muito flexível. Neste momento estamos hospedando uma exposição de máquinas de Leonardo da Vinci e atrás nas paredes há obras de artes realizadas por artistas ítalo-brasileiros, como Maria Bonomi. Nós temos obras de arte moderna de importantes artistas italianos, temos três Portinaris um pouco tropicalizados, com formas e cores um pouco diferentes deste artista.

Portinari.

O terceiro tema é meio ambiente e ecologia. Nós começamos dois projetos para utilização de energia solar para produção de energia elétrica. No teto da Embaixada temos 405 painéis que já estão produzindo energia. Além disso temos uma planta de fito-depuração de águas em um jardim bonito que rende a embaixada de não jogar nada nos esgotos. Todas as águas utilizadas são recicladas por um sistema natural. Duas iniciativas que tem em conta achar soluções para problemas ambientais de uma maneira sustentável do ponto de vista econômico”.

Serviço: Embaixada Portas Abertas
As visitas acontecem duas vezes por mês, na primeira e terceira quinta-feira de cada mês.
Exposição As Máquinas de Leonardo da Vinci
Visitação até 23 de fevereiro de 2012 por meio de agendamento prévio
Local Embaixada da Itália em Brasília (SES Avenida das Nações, Quadra 807, Lote 30)