O Espaço f/508 e Quintal f/508 (CLN 413 – Bloco D) anunciam a programação de outubro. Haverá cursos especiais e regulares, nas Quintas no Quintal, além de noites de happy hour com bate-papos agradáveis com figuras bacanas da cena cultural brasiliense. Depois das deliciosas quintas com temas como fotografia, produção de zines, poesia, pintura, e convidados como o cineasta Marcus Ligocki e o poeta Nicolas Behr, o Quintal convida para uma conversa deliciosa, harmonizada por um cardápio exclusivo de drinks e quitutes com figuras como a artista plástica e fotógrafa Bete Coutinho, o Grupo Liquidificador, o coletivo Sindicato e a cantora Ellen OlériaConfira e agende-se:
Dia 08 de outubro: Primeiro encontro da Trip Sem eira e sem beira
Fotos de Anna MarianiA trip “Sem eira e sem beira – a explosão das cores” propõe um passeio pelo lúdico, pelo simples, pelo bucólico e pelo banal. Sem eira e sem beira, fará uma viagem fotográfica por rotas interioranas, tendo como destino final a cidade de Pirenópolis (GO). A fotografia analógica, a partir de seus meios (tradicional, estenopeica e lomográfica), e a fotografia digital (convencional e em forma de instagram) irão conviver e registrar, de forma una, cores e cenas advindas do universo goiano.
[Curso+viagem+orientação+instagram+lomo+analógica+digital]
Data: 11/10/2014 (sábado)
Encontros: 08/10/2014, das 19h às 21h e 15/10/2014, das 19h às 21h
Saída fotográfica: 11/10/2014, das 7h às 20h
Dia 09 de outubro: Quinta no Quintal #12: Bate-papo com o Grupo Liquidificador
http://www.grupoliquidificador.com/O Grupo Liquidificador nasceu em 2010, dentro da Universidade de Brasília, a partir da vontade comum de oito amigos de se pensar e produzir teatro na Capital Federal. A primeira mistura começou despretensiosamente, com as bagagens dos integrantes originais formados ou ainda alunos dos cursos de Artes Cênicas, Educação Artística, Letras e Artes Visuais.
Atualmente formado por Fernando Carvalho, Fernanda Alpino, Iza Cavanellas, Kael Studart e Karinne Ribeiro, o Liquidificador busca o diálogo com sua geração ao elaborar espetáculos que “transversalizam” com outras linguagens e mídias. Fotógrafos, artistas plásticos, dj’s, videomakers e literatos estão em constante contribuição com a criação artística do grupo. A antropofagia do Liquidificador pode misturar no mesmo copo filmes de comédia-romântica, contos bíblicos, guitarra distorcida, melodrama, tropicalismo, leite de cabra, eletricidade e geologia, para de tudo isso tirar, talvez, apenas uma gota de piscina.
Onde: Quintal f/508
Horário: 19H00
Aberto ao público
Dia 09 de outubro: Oficina de processos de criação e concepção de trabalhos autorais em fotografia.
O curso é composto por 3 módulos correlacionados: fotografia autoral, séries e ateliê fotográfico. Voltado para fotógrafos profissionais ou amadores que invistam em um trabalho de cunho autoral e no desenvolvimento de séries imagéticas, a oficina visa uma criação focada no escoamento da produção para exposições fotográficas, livros e outros formatos de apresentação de projetos conceitualmente estruturados.
Horário:
quinta-feira: das 19h às 21h
Total: 12 aula
Duração: 3 meses
Carga horária: 24h/aula
Dia 16 de outubro: Quinta no Quintal #13 : Bate-papo com o grupo de artes gráficas brasiliense Sindicato
Onde: Quintal f/508
Horário: 19H00
Aberto ao público
Dia 17 de outubro: Início do curso de Workflow e tratamento de imagem com Adobe Lightroom 5
Voltado para fotógrafos amadores e profissionais sem experiência prévia em tratamento de imagem, o curso tem como objetivo fornecer aos participantes ferramentas para que tenham um bom desempenho e compreensão sobre o processo e os conceitos inerentes a este aprendizado. O curso também compreende o aprimoramento de processos de organização, classificação e fluxos de trabalho com imagens, mostrando ferramentas úteis para tornar o dia-a-dia mais ágil em uma realidade onde a criação de fotografias é volumosa e extensa. As aulas são demonstrativas e práticas e vão além de fórmulas prontas, buscando familiarizar o aluno com as ferramentas oferecidas pelo programa, focadas em otimizar fotografias digitais.
Horário:
sexta-feira: das 19h às 21h
Total: 4 aulas
Duração: 4 semanas
Carga horária: 8h/aula
Dia 21 de outubro: Início do Curso Intermediário de fotografia
O curso visa proporcionar um aprofundamento técnico e estimular o pensar imagético, desafiando o aluno à busca de uma linguagem autoral e da compreensão de questões avançadas relacionadas à produção e ao processamento das imagens.
Horário:
Terças e quintas: das 19 às 21 horas (aula teórica)
Sábado: das 10h às 12h (aula prática)
Total: 07 aulas
Duração: 03 semanas
Carga horária: 14 h/aula
Dia 23 de outubro: Quinta no Quintal #14: Bate-papo com a fotógrafa e artista Bete Coutinho
Fotógrafa, pós-graduada em Artes Visuais, Bete Coutinho busca, por meio de experimentações com fotografia e outras linguagens, concretizar seu universo imaginário. Participou de diversas publicações e exposições, entre elas: A Tela/L’Écran, mostra promovida pelo Museu Nacional de Brasília e Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains de Paris; Ateliê, mostra realizada pelo Espaço f/508 onde expôs a série Brasília Pequena; e Transformações, publicação online resultante de parceria entre o f/508 e o Grupo Câmara Obscura.
Onde: Quintal f/508
Horário: 19H00
Aberto ao públicoDia 30 de outubro: Quinta no Quintal #15: Bate-papo com a cantora Ellen Oléria
Ellen nasceu em Brasília e foi criada em Taguatinga. Inicialmente interessada mais em instrumentos, começou cantando em coros de igreja, por influência dos pais. Iniciou a carreira de cantora aos 16 anos. Ellen Oléria é atriz formada pela UnB. Atua desde o ano 2000 no circuito cultural como cantora, compositora e instrumentista autodidata. Ganhou inúmeras edições do Festival Universitário Finca (Festival Interno de Música Candanga) daUnB, sendo a maior vencedora da história do Festival de Música Tom Jobim do SESC – DF, multipremiada no Festival de Música dos Correios.
Com um repertório que atinge grande diversidade de público, Ellen Oléria abre shows de artistas de vários segmentos, com aprovação da crítica midiática e do público desde o jazz ao samba, do samba ao pop, do pop ao hip hop e do hip hop às manifestações do regionalismo brasileiro como o congado, os afoxés e o carimbó. (…) Em 2011 a cantora grava seu DVD com a banda Pretutu, Ellen Oléria e Pret.utu – Ao Vivo no Garagem, com as participações de Hamilton de Holanda e o rapper Emicida. No ano de 2012 além de gravar um documentário pelos interiores do Estado do Pará com a banda Soatá e mestres do carimbó a cantora ganha notória visibilidade ao ganhar o título de a voz do Brasil no reality show The Voice Brasil exibido pela TV Globo.1 Em 2013, Ellen Oléria grava seu 4º disco, pela Gravadora Universal Music do Brasil com participação de Carlinhos Brown. Atualmente a cantora apresenta seu novo trabalho pelo país.
Onde: Quintal f/508
Horário: 19H00
Aberto ao público
Serviço: Espaço f/508 e Quintal f/508
Data: Outubro de 2014
Endereço: CLN 413 – Bloco D – Sala 113 – Asa Norte
Informações: 3347-3985
E-mail: f508@f508.com.br
Website: http://www.f508.com.br