Uma série de eventos relacionados ao Dia Internacional da Mulher se espalham pela cidade. O Instituto Cervantes promove o Ciclo Cinematográfico Espaço Feminino nos dias 9 e 10 de março. A mostra traz uma seleção de documentários produzidos por mulheres, em espaços de reflexão. Os filmes correspondem a preocupações sobre a história e a filosofia da cultura feminina e promovem um debate informativo e criativo sobre a perspectiva de gênero. A entrada é franca.
Entre os títulos, estão longas premiados em importantes festivais de cinema na Espanha e na Itália, como Las Constituyentes, da diretora Oliva Acosta, e El Lugar de las Fresas, de Vitoria Daneris. Confira a programação.
Programação:
09/03
19h – Las constituyentes, Oliva Acosta, Espanha, 2011. 70 min.
C.I.: Livre
20h30 – Excluidas del paraíso, Esther Pérez de Eulate, Espanha, 2015. 93 min.
C.I.: Livre
10/03
19h – La fiesta de otros, Ana Serret Ituarte, Espanha, 2015. 73 min.
C.I.: Livre
20h30 – El lugar de las fresas, Maite Vitoria Daneris , Espanha, 2015. 93 min.
C.I.: Livre
Sinopses:
– Las Constituyentes, Oliva Acosta, Espanha, 2011. 70 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=h6Fjbdbw_kc
Documentário sobre as vinte e sete mulheres, deputadas e senadoras, que desde seu trabalho parlamentar na legislatura constituinte de 1977, foram protagonistas de mudanças políticas rumo à democracia na Espanha. Uma narrativa apaixonante sobre parte da história da participação das mulheres na construção política espanhola contada por meio de suas experiências pessoais. No título também se analisa a situação atual.
Prêmios: Festival de Málaga. Cinema Espanhol 2012 — Plata “Afirmando os Direitos das Mulheres” / Comunidade Valenciana — Prêmio Mulheres Progressistas 2012 / Festival de Cine Europeu de Sevilla – Menção especial “Eurodoc” / Premio Meridiana 2012.
– Excluídas del Paraíso, Esther Pérez de Eulate , Espanha, 2015. 93 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tsdoKFbajFs
Em pleno século XXI, quais mecanismos permanecem e perpetuam o patriarcado? Através das vozes de relevantes pensadoras feministas, o documentário tentará responder esta pergunta.
La fiesta de otros, Ana Serret Ituarte , Espanha, 2015. 73 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=s5wh273_DBE
A verbena é tradição na Espanha, um país acostumado em olhar as festas de outros. A diretora tinha interesse em trabalhar com a ideia de fim de festa, de mudança, de crise, e seguir o caminho que provoca a desintegração de algo, da música, do verão, do trabalho, do dinheiro. Simplesmente estar ali, no momento em que o inverno chega para alguns, que pertencem a uma época que se desfaz lentamente. A partir desta premissa, Ana Serret joga com os silêncios e os barulhos. Cria um corpo sonoro como ressonância da intimidade de uns personagens que viveram tempos melhores.
Prêmios: – Documenta Madrid 2015 / Filmarte / Alcances 2015 – Mención / Especial del Jurado / Cine Invisible / Premio Docma Mejor Largometraje
El lugar de las fresas, Maite Vitoria Daneris , Espanha, 2015. 93 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=r9uf13Q7STw
Lina é uma anciã camponesa do norte da Itália. A cada manhã, ao amanhecer, leva seus produtos para o maior mercado ao ar livre da Europa, Porta Palazzo, no centro de Turin, onde. Sua vida, como ela mesmo diz, é “casa, igreja, trabalho”. Lina não tem filhos, mas sim cinco cachorros e o marido, que quer que ela pare de trabalhar. Um dia, no mercado, entra em cena o marroquino Hassan, um jovem imigrante que acaba de chegar à Itália em busca de trabalho.
Prêmios: Grand Prix del Jurado – melhor documentário /Festival internacional del cine italiano de Annecy – Primeiro prêmio melhor documentário /Sguardi Altrove film festival, Milán – Premio “UCCA” – melhor documentário o /Torino film festival – Premio “Gli occhiali di Gandhi” – melhor documentário
Serviço: Ciclo de Cinema Espaço Feminino
Data: 9 e 10 de março
Horários: Vide programação
Local: Instituto Cervantes de Brasília (SEPS 707/907 Lote D)
Telefone: (61) 3242-0603
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Site