A versão brasiliense do que foi exibido em São Paulo, intitulada Estande 61 – Brasília Essencial, chega à Referência com a apresentação de desenhos, esculturas e pinturas de artistas como Oscar Niemeyer, Emmanuel Nassar, Carlos Vergara, Franz Weissmann, Galeno, Athos Bulcão, Iole de Freitas, Adriana Rocha, Fernando Lucchesi, Luiz Mauro, Paulo Whitaker, Rodrigo Godá e Virgílio Neto. A mostra fica em cartaz de 8 de junho a 8 de julho na Referência, localizada no shopping CasaPark.
“Nessa coletiva, em Brasília, reunimos um acervo de destaque, que foi apresentado também na SP Arte, onde puderam ser conhecidos e contemplados por expositores e compradores de países como Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Espanha, Portugal, Uruguai, México e Colômbia. Para nós, da Referência, foi uma honra ser a única galeira selecionada para representar a Capital do país no maior evento do gênero realizado no Brasil”, revela a marchand Onice de Oliveira, responsável pela seleção de artistas e obras.
O curador da SP Arte, Marcos Lontra, ratifica a curadoria de Onice de Oliveira: “Brasilia Essencial reúne obras significativas de alguns artistas que dialogam com o arrojo da nossa capital; elas valorizam a poética que faz da razão e da sensibilidade um instrumento de comunicação e beleza”.
Para Lontra Brasília possui características peculiares por ter uma relação diferenciada com os traços contemporâneos:
“Brasília criou um repertório de formas e imagens que justifica conceitualmente uma parcela considerável da arte moderna e contemporânea no Brasil. A paisagem natural e arquitetônica da cidade, de grande impacto, acaba por criar elementos estéticos carregados de simbolismo que estruturam a base do pensamento artístico nacional”.
Serviço: Estande 61 – Brasília Essencial
Exposição coletiva de quadros, desenhos e esculturas de artistas consagrados da arte contemporânea brasileira, selecionadas pela marchan Onice de Oliveira.
Data: de 08 de junho a 08 de julho
Local: Referência Galeria de Arte (Shopping Casapark, SGCV Sul, Lt.22, Lj. 103, Térreo)
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo: das 14h às 20h.
Fone: (61) 3361.3501
Entrada franca. Censura livre.