A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror chega ao CCBB Brasília de 16 de fevereiro a 14 de março, com entrada franca. Antes das sessões presenciais na sala de cinema, haverá um curso online e será realizado o primeiro debate. As atividades online se estendem até 10 de fevereiro. Tudo gratuito. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Na quarta (27 de janeiro), às 19 horas, será a primeira aula das três do curso ministrado pelo curador Eduardo Reginato sobre a história do Estúdio Hammer, desde as primeiras produções, a grande virada, a ascensão até a decadência. Diretores, atores, as características marcantes do estilo Hammer de horror, sua influência no cinema fantástico moderno, o legado deixado pela extensa filmografia e seus fiéis seguidores no cinema também serão abordados no curso.
Na quinta (28 de janeiro), às 19 horas, acontece o debate online com Daniel Caetano, cineasta, crítico e professor de cinema da UFF, e Carlos Primati, crítico, escritor e pesquisador especializado em cinema fantástico. Daniel codirigiu Verão em Rildas (2018) e dois longas-metragens coletivos, Conceição: Autor Bom é Autor Morto (2007) e Rio em Chamas (2014), além de curtas e documentários.
O segundo debate online será realizado no dia 4 de fevereiro, às 19 horas, e contará com a participação do cineasta Marco Dutra e do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda. Marco é diretor, roteirista e compositor, entre os filmes que dirigiu estão Trabalhar Cansa (codireção com Juliana Rojas, sua parceira desde os tempos de faculdade na USP), exibido na mostra Um certain regard/Festival de Cannes de 2011 e premiado em diversos festivais, Quando eu era vivo (2014) e, o mais recente, Todos os Mortos (2020) , codireção com Caetano Gotardo.
Cada aula tem duração de aproximadamente duas horas e pode ser acompanhada pelo aplicativo Zoom (lotação de 500 pessoas).
Confira datas e links:
27/01 – 19H – CURSO ONLINE – AULA 01 – COM EDUARDO REGINATO https://us02web.zoom.us/j/87031304181?pwd=SEVib2ZhdmdzR1J3UmJnR2xKRGMvdz09
28/01 – 19H – DEBATE ONLINE – COM CARLOS PRIMATI E DANIEL CAETANO https://us02web.zoom.us/j/89004572796?pwd=eWFEOWFoVTkrakxPQjZoWHdBQW5Cdz09
04/02 – 19H – DEBATE ONLINE – COM MARCO DUTRA E MARCELO MIRANDA https://us02web.zoom.us/j/82415786775?pwd=RHUwcy90MFkzS1E0VXk0T3NSVU5MQT09
A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror é a maior já realizada na América Latina com os famosos filmes clássicos de horror produzidos pelo mais antigo e tradicional estúdio de cinema inglês. Os curadores Eduardo Reginato e Danilo Crespo selecionaram 30 longas-metragens produzidos entre as décadas de 1950 e 1970, que tem uma legião de fãs no mundo todo, como os cineastas Quentin Tarantino, Steven Spielberg e Martin Scorsese, e que são, até hoje, cultuados, copiados, parodiados e reverenciados.
As sessões dos filmes acontecem nos cinemas dos CCBBs. No Rio de Janeiro, a mostra começou em 6 de janeiro e vai até 1º de fevereiro; em São Paulo, de 20 de janeiro a 8 de fevereiro; e, em Brasília, de 16 de fevereiro a 14 de março.
O Estúdio Hammer era uma pequena produtora britânica de produção familiar que dominou o mercado global de terror e continua sendo altamente influente. A Hammer ressuscitou os ícones góticos descartados por Hollywood após a II Grande Guerra em filmes elegantes, sensuais e violentos que capturaram a essência da forma literária original e funcionaram como reflexos sombrios do drama convencional, da mesma forma que narrativas góticas inverteram o realismo oitocentista. Embora a idade de ouro do Hammer tenha terminado no início dos anos setenta, a marca continua sendo sinônimo de horror e o estúdio, muito parecido com Drácula, saiu recentemente do túmulo e voltou a produzir novos filmes.
Serviço: Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”
27 de janeiro – Curso – Aula 1 com Eduardo Reginato
28 de janeiro – Debate com Carlos Primati e Daniel Caetano
04 de fevereiro – Debate com Marco Dutra e Marcelo Miranda
Sempre às 19 horas online.
Mostra de 16 de fevereiro a 14 de março
Local: CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2 , Lote 22)
Entrada franca.