Retratadas por mãos nordestinas, mineiras e nortistas, cerca de cem obras de colecionadores brasileiros das artes Barroca e Popular Brasileira inspiradas na vida de Jesus Cristo e sua família contam um pouco da fé e religiosidade na exposição “A Sagrada Família”, em exibição no Museu Nacional dos Correios, até 13 de outubro.
A mostra permite viajar no tempo e passear pela beleza do barroco brasileiro dos séculos XVI a XIX, além de surpreender com um cenário de expressões do povo. Peças de importantes colecionadores dessas expressões artísticas foram reunidas pelo curador Romaric Sulger Büel, que oferece a oportunidade do visitante conhecer uma das mais importantes matrizes das artes visuais brasileiras.
Todos os mestres da arte barroca brasileira são de origem humilde, sendo muitas vezes mestiços ou negros. A exposição apresenta obras de artistas de várias partes do Brasil como Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia. O acervo fica dividido por paredes cobertas de espinhos que retomam a morte de Cristo e paredes repletas de flores, que simbolizam a vida e o amor.
Serviço: Exposição “A Sagrada Família”
Data: 28 de agosto a 13 de outubro
Local: Museu Nacional dos Correios (SCS – Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256)
Informações: 3213-5076.
Entrada franca
Classificação livre.