508 Sul recebe o encontro dos Blocos Orquestra Alada Trovão da Mata e Calango Careta com o Exu Monumental (TT Catalão).

25 de fevereiro.

Divulgação.
A Orquestra Alada Trovão da Mata se mistura ao Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), para celebrar o carnaval de Brasília levando as figuras encantadas do Mito do Calango Voador para um dos principais espaços culturais da cidade. Um festejo que contará com uma homenagem ao poeta TT Catalão e um grande encontro com o Bloco Calango Careta. 

A Orquestra Alada Trovão da Mata surgiu em 2012 para celebrar o Calango Voador, em sua tradicional festa, em setembro, no Centro Tradicional de Invenção Cultural. Seu cortejo transcendeu a festa e passou a sair pelas ruas de Brasília o ano todo, levando as figuras sagradas do Mito do Calango para passear pela cidade, principalmente nos dias de carnaval.

Em seu batuque, o pulso que rege a Orquestra é o Samba Pisado, ritmo cerratense criado por Tico Magalhães, tocado pelo grupo Seu Estrelo (DF). Formada por mais de 40 brincantes, a Orquestra vai abrindo caminhos para a alegria e para o encantamento, tocando tambores, almas e corações.  

Criado em 2015, o Calango Careta é um coletivo artístico brasiliense que conta com a participação de mais de 100 artistas e tem se destacado pela criatividade e ousadia ao ganhar as ruas da capital, sempre trazendo um repertório musical inusitado em arranjos muito bem elaborados. O bloco é formado por duas frentes musicais – Orquestra Camaleônica e Capivareta Repercussiva – além da Trupe Quéro-Quéro, responsável pelos elementos teatrais e circenses que dão um colorido especial nas apresentações do grupo. 

A trajetória de TT Catalão se confunde com a da capital federal. Jornalista, poeta e militante cultural deixou um legado de resistência e de amor à Brasília. TT Catalão é o nosso Exu Monumental.

Programação:

16:00 – Homenagem da Orquestra Alada Trovão da Mata ao poeta TT Catalão
17:00 – Chegada do Bloco Calango Careta
18:00 – Apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata

Encontro dos Blocos Orquestra Alada Trovão da Mata e Calango Careta com o Exu Monumental
25 de fevereiro (terça) de 16 às 20 horas
Praça Central – Espaço Cultural Renato Russo
Entrada franca
Classificação: Livre.