
A Orquestra Alada Trovão da Mata surgiu em 2012 para celebrar o Calango Voador, em sua tradicional festa, em setembro, no Centro Tradicional de Invenção Cultural. Seu cortejo transcendeu a festa e passou a sair pelas ruas de Brasília o ano todo, levando as figuras sagradas do Mito do Calango para passear pela cidade, principalmente nos dias de carnaval.
Em seu batuque, o pulso que rege a Orquestra é o Samba Pisado, ritmo cerratense criado por Tico Magalhães, tocado pelo grupo Seu Estrelo (DF). Formada por mais de 40 brincantes, a Orquestra vai abrindo caminhos para a alegria e para o encantamento, tocando tambores, almas e corações.
Criado em 2015, o Calango Careta é um coletivo artístico brasiliense que conta com a participação de mais de 100 artistas e tem se destacado pela criatividade e ousadia ao ganhar as ruas da capital, sempre trazendo um repertório musical inusitado em arranjos muito bem elaborados. O bloco é formado por duas frentes musicais – Orquestra Camaleônica e Capivareta Repercussiva – além da Trupe Quéro-Quéro, responsável pelos elementos teatrais e circenses que dão um colorido especial nas apresentações do grupo.
A trajetória de TT Catalão se confunde com a da capital federal. Jornalista, poeta e militante cultural deixou um legado de resistência e de amor à Brasília. TT Catalão é o nosso Exu Monumental.
Programação:
16:00 – Homenagem da Orquestra Alada Trovão da Mata ao poeta TT Catalão
17:00 – Chegada do Bloco Calango Careta
18:00 – Apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata
Encontro dos Blocos Orquestra Alada Trovão da Mata e Calango Careta com o Exu Monumental
25 de fevereiro (terça) de 16 às 20 horas
Praça Central – Espaço Cultural Renato Russo
Entrada franca
Classificação: Livre.