Feed Dog Brasil tem versão híbrida com programação sobre moda, arte, cultura, meio-ambiente e economia criativa

“Discount Workers” de Christopher Patz. Divulgação.

O Feed Dog Brasil não deixa o ano de 2021 passar em branco e volta em versão híbrida, com sessões presenciais apenas no Teatro Riachuelo (RJ). Uma pena, já que Brasília abrigou temporadas presenciais bem badaladas. A mostra vai de 9 a 14 novembro com 14 títulos que giram em torno do universo da moda, arte, cultura, meio-ambiente e economia criativa.

“O Feed Dog é um festival de cinema que olha a indústria da moda em 360º. Nosso interesse pelas grandes criações é tão intenso quanto nas questões ambientais, trabalhistas e comportamentais. Isso se vê refletido na seleção de filmes e nas atividades paralelas”, observa o diretor artístico do festival, Marcelo Aliche.

“Yellow Is Forbidden” de Pietra Brettkelly.

“Como já é tradição no Feed Dog Brasil, integramos a moda ao cinema e, o que é crucial, aos temas urgentes do mundo em que vivemos, propondo uma forma de olhar, pensar e fazer moda de uma forma contemporânea e de olho no futuro”, complementa Flavia Guerra. “Pensando nisso, a mostra de filmes, as oficinas e os debates tratam desde temas urgentes até do trabalho dos grandes criadores, seus processos criativos e seu estar no mundo. Os filmes dialogam com os debates e as oficinas, propondo uma visão da moda que não é apenas contemplativa, mas criativa, interativa. Pensar a moda é também fazer moda e vice-versa. As oficinas complementam essa experiência e contribuem para a capacitação de profissionais dessa área que é estratégica para um Brasil”, finaliza a curadora.

“True Cost” de Andrew Morgan.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 9 (terça), às 20 horas, no Teatro Riachuelo, com a presença dos diretores do festival, curadores, convidados e do público. Após a cerimônia, o festival exibe o documentário “Yellow Is Forbidden”, de Pietra Brettkelly, sobre a estilista chinesa Guo Pei, responsável pelo icônico vestido amarelo de Rihanna no MET Gala em 2015, e que conquistou o sonho de fazer parte do mundo exclusivo da Alta Costura, tornando-se a primeira empresa chinesa a ingressar na Chambre Syndicale de l’Haute Couture e a desfilar na prestigiosa Paris Haute Couture Week. O filme, que foi candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro indicado pela Nova Zelândia, também estará disponível online, na plataforma do festival.

“In the footsteps of Christian Louboutin”, de Olivier Garouste.

Com curadoria da jornalista e documentarista Flavia Guerra, a programação conta com uma seleção da mais nova safra do documentário de moda. Entre os internacionais, o festival exibe em première nacional o documentário  “In the footsteps of Christian Louboutin”, de Olivier Garouste, sobre o criador do icônico sapato de sola vermelha, Christian Louboutin, que, entre as viagens em busca de inspiração, prepara a exposição no Palais de la Porte de Paris. No documentário “Karl Lagerfeld se dessine”, ainda inédito no Brasil, dirigido por Loïc Prigent, um dos jornalistas mais bem conectados e respeitados do mundo, o estilista alemão fala sem restrições de sua infância, da frieza de seus pais e até do grande amor de sua vida, Jacques de Bascher. Tudo isso enquanto literalmente desenha sua vida, como quem desenha mais uma de suas criações. É uma experiência rica e um privilégio poder ver um gênio da moda desenhar sua própria vida.

“Dries” de Reiner Holzemer.

Também inédito no Brasil, o coreano “One Man and His Shoes”, de Yemi Bamiro, conta a história do tênis Air Jordan 1, inspirado no jogador Michael Jordan – ídolo do basquete mundial, que virou fenômeno de vendas e gerou um negócio multimilionário. Para além do ícone fashion, o longa discute também o poder simbólico de um par de sapatos – ou um autêntico Air Jordan 1.  Em “Dries”, o diretor Reiner Holzemer acompanhou durante um ano a vida de um dos maiores nomes da moda, o designer belga Dries van Noten, incluindo o seu centésimo desfile. O documentário “Westwood: Punk, Icon, Activist”, de Lorna Tucker, traz a estilista inglesa Vivienne Westwood, numa longa jornada de criações extravagantes, que moldou a estética punk, desde os anos 70 até os dias de hoje. Mais que estilista, Westwood é uma força política, ativa e contestadora da moda, que a subverte e a recria em cada coleção.

“Westwood: Punk, Icon, Activist” de  Lorna Tucker.

Baseado no famoso blog do fotógrafo Ari Seth Cohen, o filme “Advanced Style”, de Lina Plioplyte, inédito no Brasil,  retrata a vida de sete nova-iorquinas com idades entre 62 e 95 anos, cujo estilo eclético e espírito de vida guiam seus looks, desafiando ideias estabelecidas sobre a beleza e o envelhecimento. “Discount Workers”, de Christopher Patz, mostra a transformação de Saeeda – de mãe doméstica a ativista influente – após o incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, Paquistão, que matou mais de 260 trabalhadores, entre eles o seu único filho. “True Cost”, de Andrew Morgan, considerado um dos filmes mais importantes da atualidade, revela o impacto sócio-ambiental que a indústria da moda tem causado no mundo.

“O Ponto Firme” de Laura Artigas.

Já entre os nacionais, o festival exibe o inédito “O Ponto Firme”, dirigido por Laura Artigas, que acompanha o processo criativo inusitado de um grupo de detentos que cria a primeira coleção do Projeto que ressignifica seu cotidiano e também seus papeis sociais. Já o premiado “Favela é Moda” questiona a força estética e política de jovens modelos de uma agência localizada na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, em busca de realização pessoal no mundo da moda, em uma jornada que também nos revela a força da luta por inclusão e diversidade na sociedade e na moda brasileira. Com suas imagens de arquivo e entrevistas com grandes nomes do universo fashion contemporâneo nacional, “Moda brasileira – 1 olhar de Ruth Slinger”, da artista Ruth Slinger, é um documento histórico sobre a evolução da moda no país.

“Paris is Burning” de Jennie Livingston.

Na Sessão de Encerramento, o Feed Dog Brasil exibe a cópia restaurada do clássico “Paris is Burning”, considerado um marco na cultura LGBTQIA+,  dirigido por Jennie Livingston, que passou sete anos imersa na subcultura “Voguing”, a dança que se baseava na cópia de poses da revista de moda Vogue, e que ganhou visibilidade mundial com o clipe da cantora Madonna. A sessão acontece exclusivamente de forma presencial, no dia 14/11, seguida de showcase com a “House of Xtravaganza BR”, promovendo uma autêntica performance de Voguing.

A programação paralela do Feed Dog Brasil contou com a consultoria de Yamê Reis, coordenadora do curso de Design de Moda no IED-Rio, e apresenta uma série de debates, talks e oficinas presenciais, realizados no Teatro Riachuelo (RJ), que serão transmitidos simultaneamente no canal do youtube do festival. As pessoas interessadas podem se informar e se inscrever por meio do site oficial do festival: www.feeddog.com.br

“Favela é Moda” de Emílio Domingos.

Entre eles, a masterclass com a consultora de moda sustentável, comunicadora e apresentadora Giovanna Nader e mediação da estilista e pesquisadora carioca Renata Abranchs (Bureau de Estilo); os debates “Moda Brasileira Afro-Indigena: Diversidade e Estilo”, com Gisele Caldas (Ta Studios, RJ), Cintia Felix (Az Marias) e Day Molina (Nalimo) e mediação de Julia Vidal (RJ); “Moda e Cinema”, com a figurinista Verônica Julian e mediação da curadora do festival, Flavia Guerra; e “A sustentabilidade nos negócios de Moda”, com Lilyan Berlim (Sebrae, RJ), Camila Yahn (FFW e Shop2gether, SP) e Rodrigo Cezário (BH), mediado por Yamê Reis, criadora do Rio Ethical Fashion e consultora da programação do evento.

Um dos maiores nomes da moda do Brasil, o multifacetado artista Fause Haten, conversa com a jornalista e curadora do Feed Dog Brasil Flavia Guerra. Neste bate-papo, eles falam sobre a carreira e a obra de Fause, sobre seu movimento de cada vez mais se direcionar à essência da moda, como um estilista que está sempre muito próximo de suas criações, da concepção à costura, do contato com quem veste sua moda ao styling. Fause também fala de sua relação com outras áreas artísticas, como figurino, música, teatro, musicais e fotografia. O encontro acontece após a exibição do documentário inédito “Fause Haten.doc”, de Renato Rossi.

“Advanced Style” de Lina Plioplyte.

O festival promove ainda o workshop com Julio Lima e JCRE Facilitador, dando dicas de passarela, fotos de moda e beleza (trança afro nagô) para modelos negras (de qualquer gênero) entre 16 e 20 anos, valendo também como seleção para o casting da agência, que tem parceria com Phillipa Black, de Londres; a oficina Moda Atemporal, com Vania Ms Vee, do Atelier Ms Vee, que se caracteriza por vestir mulheres com arte usando roupas adaptáveis e multifuncionais; e a vídeoaula “O Rock feminino brasileiro e sua influência na moda e no comportamento”, ministrada pela cantora Érika Martins, da banda Autoramas, que repassa 30 anos deste diálogo entre a música e a moda, desde o primeiro rock gravado no país – por Nora Nei, em 1955 – até a realização do primeiro Rock in Rio, em 1985.

Com patrocínio máster da Riachuelo e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o Feed Dog Brasil 2021 conta com o apoio da Colombo Agroindústria e parceria do IED Rio. A realização é de Hasta la Luna e In Brasil Cultural.

* Toda a programação – filmes e atividades paralelas – tem acesso gratuito.

* Alguns filmes estarão disponíveis somente de forma presencial e outros somente na plataforma do festival, com limite de visionamentos.

* Para mais informações, programação completa, disponibilidade e horário de cada filme e atividades paralelas, consulte o site: www.feeddog.com.br

“Karl Lagerfeld se dessine” de Loïc Prigent.

Feed Dog Brasil 2021 – Festival Internacional de Documentários de Moda
De 9 a 14 de novembro
Gratuito e Online (Com acesso em todo Brasil)
Presencial – Teatro Riachuelo – Rua do Passeio, 38/40, Centro – Rio de Janeiro
www.feeddog.com.br