Fernanda Pacca abre a mostra “Criaturas Expressas”.

De 12 de maio a 15 de junho.

"Acuada" (2012). Linhas de crochee e resina poliester. Divulgação
“Acuada” (2012). Linhas de crochee e resina poliester. Divulgação

A mostra Criaturas Expressas de Fernanda Pacca, está em exibição na Câmara dos Deputados de 12 de maio a 15 de junho. Trata-se de sua primeira exposição individual, que apresenta o experimento numa amostragem de suas obras dos últimos 6 anos. São 20 objetos em exposição, que ilustram sua trajetória e nos oferece a expressividade imagética das formas e dos materiais. Fernanda sempre se utilizou de situações psicológicas vividas por ela para representar personagens que marcam sua vida.

A partir do texto curatorial e do texto escrito pela artista “Eu, Artista”, é possível visualizar a intensidade emocional de Fernanda no momento em que decide criar uma obra de arte. Os materiais são inusitados e nos oferece o estímulo para nos aproximar e surpreender; são miçangas, agulhas, linhas, botões, bonequinhas de plástico e resinas, criando composições que instigam a nossa percepção. Além da fase mais figurativa (até 2014), a mostra prestigia seu mais novo trabalho.

As obras “Cobogós”, “Other way” e “Lágrimas de Mariana”, revelam o novo olhar estético da artista diante dos temas que escolhe. Nestes trabalhos, o valor conceitual sobrepões ao apelo à figura concreta. Em “Lágrimas de Mariana”, um muro feito com tijolos de parafina com uma “ferida exposta”, onde escorre um líquido vermelho e preto, a artista exemplifica sua visceral expressão atual.

"Vinicius" 2014. Abraçadeiras de nylon sobre talagarca.
“Vinicius” 2014. Abraçadeiras de nylon sobre talagarca.

Serviço: Exposição Criaturas Expressas, de Fernanda Pacca
Data: De 12 de maio a 15 de junho
Encontro com a artista: 2 de junho (quinta) das 18h às 20 horas
Horário de visitação: De 9 ás 18 horas, de segunda a sexta
Local: Galeria do décimo andar, anexo IV da Câmara dos Deputados
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.