Renato Acha
O artista espanhol, Fernando Baena inaugura a mostra Sucursal nº 1 nas Galerias CAL (subsolo) e de Bolso da Casa da Cultura da América Latina da UnB, na quarta (22 de junho) com fotos, esculturas, fichas explicativas e objetos, sob curadoria de Wagner Barja, como evento integrante do projeto Aberto Brasília, em cartaz no CCBB e em diversos espaços públicos da cidade.
Baena apresenta esculturas e objetos retirados do Museu da Limpeza Urbana, de Ceilândia, como máquinas de costura; o Gabolixo, robô feito com um botijão de gás; aparelho de telex e a boneca gigante Maria, feita em ferro, que foi higienizada, ganhou cabelos, colares e uniforme do SLU. O Museu, criado pelos funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) utiliza materiais encontrados no lixo em quase de trezentas obras, que recebem a visitação de cerca de duzentos visitantes por mês.
O artista promove um deslocamento dos dejetos que saíram e os trouxe de volta ao Plano Piloto, ao convertê-los em arte, história e educação. Um novo olhar é incitado para que o público reflita sobre a relação entre arte e sustentabilidade e a ocupação da cidade.
Ele também criou uma montagem fotográfica, denominada Lixo e Revolução, e uma reprodução fotográfica da intervenção Ordem e Progresso, letreiro produzido com latas de refrigerantes recicladas, montado no Complexo Cultural da República (Esplanada dos Ministérios) e Parque da Cidade.
O painel surgiu a partir de imagens produzidas em um movimento espontâneo, ocorrido em Madrid, em 15 de maio deste ano (o spanishrevolution). Milhares de pessoas acamparam na Porta do Sol e protestaram contra o desemprego, a falta de moradia, a corrupção política e dos poderes econômicos. Os participantes do protesto varreram a cidade com a colaboração dos empregados da limpeza urbana municipal em um momento marcante.
Serviço: Sucursal nº 1 – Fernando Baena
Abertura da exposição: 22 de junho de 2011 (quarta), às 19:30
Local: Casa de Cultura da América Latina (SCS Quadra 4, Edifício Anápolis)
Telefone: (61) 3321.5811
Visitação: até o dia 17 de julho de 2011
Segunda a sexta-feira, 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados, 12h às 18h