Devido à falta de investimento, Festival das Águas 2012 pode vir a sofrer nova transferência de data.

f

A organização e curadoria do Festival das Águas 2012 anuncia, em nota à imprensa, que devido à falta de financiamento, a realização do evento pode vir a sofrer nova transferência de data, ainda a ser confirmada. Confira a nota na íntegra:

“Esta semana, a equipe afinada de 28 profissionais, completou cinco meses de trabalho árduo e investimentos para alavancar a execução do Festival. Um tour de force que vá de encontro ao desejo de muitos, porém, pela ainda não confirmação de alguns patrocinadores e apoiadores, se vêem, mais uma vez, impedidos de cumprir ações essenciais para realização do Festival.

A Câmara Legislativa Distrito Federal (CLDF) demonstrou especial apreço ao Festival das Águas 2012 com a aprovação de Moção de Apoio, com a adesão de doze deputados, que ressalta a importância do Festival por destacar Brasília como pólo turístico e por propagar a boa imagem de Brasília como cidade ambientalmente responsável.

“O meu interesse pelo Festival das Águas 2012 deve-se ao fato de o evento ter a ver com uma agenda ambiental das mais importantes. A preservação dos nossos recursos hídricos é assunto relevante não só no contexto nacional como no internacional. Ao mesmo tempo, a programação que foi preparada para este ano é muito interessante, pois conta com shows, atividades esportivas, exposição, workshops, seminários e palestras. Faço votos de que o festival permaneça sendo feito com a mesma competência ano a ano, pois ajuda na formação de mentes e corações ambientalistas.”, Comentou o Deputado Distrital Cláudio Abrantes.

O Festival movimenta a agenda local e nacional ao reunir a participação de Organismos Internacionais, mais de 20 Órgãos Governamentais e sociedade civil. Além de ser uma oportunidade de revitalização da Concha Acústica de Brasília, um espaço sui generis na cidade, com paisagismo e pintura.

O interesse do público se mostrou crescente, como a mobilização de caravanas de fãs clubes de outros Estados, demonstrado através de depoimentos no Twitter e comentários no site, o qual teve um acesso médio superior a 6000/dia. Artistas também se mobilizaram para participar do Festival, em busca de ter a oportunidade de se apresentarem para um público superior a 100mil pessoas, além da própria questão institucional do tema ambiental, como o caso do Charlie Brown Jr., que mudou sua viagem de férias para o exterior para estar no Festival.

O principal motivo pelo qual a organização do Festival não ter conseguido o financiamento necessário para a plena realização do evento, tem sido limitação imputada pelo teto mensal de apoio, via emendas parlamentares, que cada Deputado Distrital tem por direito. “Em encontros com Distritais e representantes de seus gabinetes fomos informados que a limitação de 500mil reais/mês para execução de emendas, tem impedido a realização eventos de grande porte e de interesse para nossa cidade, uma vez que seus compromissos são inúmeros.”, Diz Marcelo Senise, Diretor Geral do Festival. “Alguns parlamentares, inclusive, tentaram negociar a situação relativa ao Festival com o Executivo, mas as tratativas não lograram êxito vez que o tempo já está bastante curto para se empreender alguma alternativa viável.” Conclui.

Ontem, dia em que Deputados discutiram em Plenário a questão do limite do valor de execução mensal das emendas parlamentares, a produção do Festival foi aconselhada, pelos distritais Rôney Nemer e Agaciel Maia, a realizar o Festival das Águas 2012 em setembro, durante as comemorações do Dia Nacional do Cerrado, com a garantia do evento contar com todos os recursos necessários, dando tempo para que os Deputados da CLDF consigam realocar suas emendas ao orçamento em consonância às exigências do Executivo.

“Para nós, e tenho certeza que especialmente para o público, uma nova transferência de data será uma grande frustração, afinal estamos todos muito ansiosos pela realização e concretização de meses de trabalho, mas se é para fazermos bem feito e sem riscos, se não surgir uma nova alternativa, infelizmente teremos que novamente transferir.” Lamenta Queroaque Copriva, presidente da OSCIP OCF – Organização Caminhando para o Futuro, entidade responsável pelo Festival.

A Direção Geral do Festival das Águas 2012″.