Festa della Repubblica.

Foto: Renato Acha.
Renato Acha

A Festa della Repubblica ou Data Nacional da Itália é celebrada no dia 2 de junho, tanto no seu país de origem quanto nas representações diplomáticas em todo o mundo. A data comemora o referendo institucional realizado em 1946, quando os italianos foram chamados às urnas para decidir sobre a forma de governo, após a Segunda Guerra Mundial e a queda do fascismo. Um momento histórico que foi comemorado em Brasília em grande estilo na belíssima Embaixada da Itália, uma obra prima da arquitetura, projetada por Píer Luigi Nervi.
Gherardo e Antonella La Francesca. Foto: Renato Acha.

O embaixador Gherardo La Francesca e sua esposa Antonella recepcionaram os convidados com muita simpatia e promoveram uma noite repleta de arte, desde as performances aéreas, que despertaram aplausos efusivos e trouxeram sorrisos e brilho nos olhos dos presentes, entre artistas, diplomatas e políticos, até uma exposição de arte contemporânea com artistas contemporâneos dos países irmãos, como Ângelo Venosa, Anna Dorsa, Cláudio Carpi, Daniel Senise, Fabiana Albertini, Lamberto Scipioni, Maria Bonomi, entre outros.

Obra de Ângelo Venosa. Foto: Renato Acha.

Nada mais apropriado para marcar o Momento Itália-Brasil, ano em que a cultura italiana ganha destaque no país, com uma vasta programação em diversas áreas da cultura, realizada graças à excelente atuação do embaixador, que antes de assumir o posto na capital brasileira, foi o responsável pela Divisão Cultural do Ministério das Relações Exteriores na Itália.

Antonella La Francesca também tem a arte na alma. A embaixatriz é habitué de diversos eventos culturais e um nome forte na moda ao apoiar o Capital Fashion Week (CFW), que tem abertura na embaixada e pretigia a moda local, ao mesmo tempo em que traz marcas italianas renomadas, como a M Missoni, marca de Marguerita Missoni, que teve seu lançamento nacional na última edição do evento, realizada em abril. Em setembro acontece a próxima edição do CFW, que está em negociação para promover desfiles de marcas como Armani, Pucci e Valentino.

Brasília só tem a agradecer à nobre e artística presença deste belo casal. A capital, que nasceu sob o signo da arte, apreciaria ter mais diplomatas deste porte, para fazer jus ao seu propósito original. Que sirvam de exemplo para outras representações diplomáticas.

Projeções na fachada deram um ar contemporâneo e acentuaram a arquitetura de Píer Luigi Nervi. Foto: Renato Acha.
Patrícia Sales, Antônio Sales, chef Renato Ialenti e Márcia Ialenti. Os casais que capitanearam a gastronomia da festa. Foto: Renato Acha.