Bateria da Mangueira, fanfarra e parangolés celebram a abertura da mostra de Hélio Oiticica

21 e 22 de julho.

Bateria da Estação Primeira de Mangueira. Divulgação.

A nova exposição que ocupa o CCBB Brasília ganha abertura especial neste sábado (22 de julho). A mostra “Delirium Ambulatorium“, de Hélio Oiticica, completa o ciclo iniciado com a instalação “Magic Square #3”, montada no jardim desde maio de 2022.

Parangolé. Divulgação.

Delirium Ambulatorium tem curadoria de Moacir dos Anjos e apresenta um panorama com mais de oitenta criações de um dos mais icônicos artistas brasileiros. Oiticica marcou a história da arte mundial com seu trabalho performático, presente em suas instalações, pinturas, esculturas e ações, que influenciam até hoje artistas plásticos, músicos, pensadores. Obras que retratam a complexidade do seu pensamento em uma afiada percepção da identidade brasileira.

Fanfarra Tropicaos. Foto: Fernanda Coutinho.

Para celebrar a inauguração foi preparada uma grande festa. Na sexta (21), as galerias abrem às 19:30, com apresentação da fanfarra Tropicaos às 20:00. No sábado (22), acontece uma Oficina de Parangolés, às 14:00. A retirada de ingressos para a oficina ocorre uma hora antes da atividade, na bilheteria.

Transpira. Foto: Reprodução Instagram.

Às 15:00 tem a fanfarra Tropicaos nos jardins do CCBB em um cortejo até a obra “Magic Square #3”. Às 16:00 o som fica por conta da bateria da Estação Primeira de Mangueira, com as presenças de mestre-sala, porta-bandeira e ritmistas. Oiticica se inspirou na criação dos célebres parangolés ao desfilar em sua escola de samba de coração. Às 17:00 entra a dupla de DJs Transpira.

A festa tem entrada franca. Food trucks de comidas e bebidas e lounges estarão disponíveis ao público. Ingressos no site.